EU no musEU

Um projeto que merece atenção – “EU no musEU” – e que deve ser replicado noutros museus, uma iniciativa Amiga das Pessoas com Demência que contribui para a desejada construção de uma Comunidade Amiga das Pessoas com Demência.

O projeto “EU no musEU” resulta de um protocolo de colaboração entre o Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC) e a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer (APFADA), a partir do modelo de estimulação cognitiva aplicado pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA).

O público-alvo deste projeto são indivíduos com défice cognitivo com espectro de alteração que varia desde o défice cognitivo ligeiro com manutenção da autonomia funcional, até à demência moderada.

Tem como objetivos gerais:

•  Promover o bem-estar e a inclusão social de pessoas com défice cognitivo, demência e seus cuidadores informais.

• ​Estimular ao nível cognitivo as pessoas com défice cognitivo, demência e seus cuidadores informais, mediante a fruição e (re) interpretação de obras de arte do MNMC. 

O projeto é da responsabilidade de uma equipa interdisciplinar composta por elementos de ambas as instituições, sendo a maior parte dos seus membros voluntários.

As sessões decorrem uma vez por mês no Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), de acordo com a seguinte calendarização:

• Grupo 1:  segunda 2ª feira de cada mês, entre as 11:00-13:00;

A distribuição dos participantes nos grupos acima apresentados é da responsabilidade da equipa do MNMC.

Fonte: http://www.museumachadocastro.gov.pt
Foto: http://www.barometro.com.pt

Também poderá estar interessado

Sem comentários adicionados

    Responder