Contributo das Universidades Seniores para um Envelhecimento Ativo

As Universidades Seniores sugiram em Portugal, constituindo-se como uma resposta inovadora para pessoas com idade superior a 50 anos e com tempo livre.
A RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) é o organismo que regula as Universidades Seniores no nosso país, sendo considerada uma Instituição Particular de Solidariedade Social.

Neste momento, segundo dados da RUTIS, existem 305 Universidades Seniores reconhecidas como membros desta, cerca de 45.000 alunos seniores e aproximadamente 5.000 professores voluntários, em todo o país. Destacar que este tipo de projeto tem sido desenvolvido noutras regiões do globo.
Numa realidade mais aproximada encontramos a Universidade Sénior de Nelas. Esta foi criada com intuito de promover uma resposta social diferenciada para os séniores do concelho. Desde a sua fundação, até à data de hoje, a Universidade Sénior de Nelas tem-se constituído como um projeto cada vez mais sólido.

Atualmente apresenta uma vasta oferta formativa, desde as artes (como Música, Manualidades e Costura) até às áreas sociais (como
a Psicologia e o Direito), passando pelas letras (como Inglês e Francês), pelo património (como História e História da Religião) e pela saúde (como a Saúde Feminina e a Prática Desportiva), entre outras.
O envelhecimento da população nacional (e mundial) tem vindo a verificar-se de forma continuada, sendo que no Concelho de Nelas esse dado estatístico vai ao encontro das projeções nacionais.
Neste sentido, a necessidade de enquadrar a população sénior em projetos que visem a promoção das suas competências relacionais, criativas, lúdicas e educativas, fez com que fossem criadas as Universidades Seniores que preservam e desenvolvem as competências
supramencionadas.
Em suma, as Universidades Seniores têm um papel cada vez mais fulcral na esfera social da população sénior, permitindo um envelhecimento progressivo e ajustado para, desta forma, serem realizadas todas as etapas do envelhecimento, não implicando sofrimento psicológico nas pessoas.

Também poderá estar interessado

Sem comentários adicionados

    Responder