CordonGris ajuda os seniores a manter uma vida saudável e independente

Atividade e alimentação saudável para todas as carteiras

O CordonGris procura ajudar os seniores a manter uma vida saudável e independente através de recomendações de refeições, gestão de saúde e assistência nas compras – tudo dentro de um orçamento controlado.

Através de um sistema de fácil utilização, o CordonGris irá ajudar no planeamento de refeições e na gestão do orçamento familiar, sem comprometer a qualidade da dieta de cada um.

Motivação

Em muitos países, uma das principais causas de fragilidade em idosos é a malnutrição. Um estudo de Janeiro de 2015 informa que 1 em cada 6 idosos chegam aos serviços de urgência malnutridos (Pereira et al., 2015) e aqueles em risco de malnutrição são aproximadamente 2/3. A malnutrição pode ter consequências sérias para a saúde e independência das pessoas. Quando uma dieta saudável não é seguida, os seniores poderão entrar num ciclo vicioso: declínio funcional leva à malnutrição e malnutrição conduz a um maior declínio funcional.

Como funciona

O CordonGris vai criar um sistema para reunir e gerir toda a informação relevante para uma dieta saudável, vinda de diferentes fontes: sensores para monitorização de atividade, dados reportados pelos utilizadores, tabelas de composição de alimentos de diferentes países, bem como dados de retalhistas e de prestadores de serviços. Ao analisar toda esta informação, o serviço inteligente consegue gerar recomendações que conjugam a alimentação saudável, atividade física e as restrições orçamentais. Com este processamento inteligente de dados, juntamente com as recomendações, o projecto irá contribuir para que conceito de “alimentação a uma taxa-fixa” se torne realidade em diferentes cenários, p.ex. para pessoas independentes e dependentes, habitações familiares e instituições.

Este projecto nasceu do conhecimentos prévio dos diversos parceiros e foi planeado para ser desenvolvido com uma forte contribuição do trabalho no terreno nos três países participantes: Portugal (I&D + retalhistas + utilizadores), Reino Unido (retalhistas + utilizadores) e Países Baixos (retalhista + utilizadores). O projeto começou em Maio de 2016 e decorrerá até Abril de 2018.

FONTE: http://cordongris.eu/pt/project/

Também poderá estar interessado

Sem comentários adicionados

    Responder