Artigo

10 VENCEDORES DO PROGRAMA ‘MAIS AJUDA’

JÁ SÃO CONHECIDOS OS 10 VENCEDORES DO PROGRAMA ‘MAIS AJUDA’, QUE AJUDARÃO A PROMOVER UM ENVELHECIMENTO MAIS DIGNO E FELIZ DOS NOSSOS IDOSOS

Foram ontem revelados os vencedores da 2ª edição do Programa Mais Ajuda, que se destacaram entre as mais de 730 candidaturas recebidas. São 10 projetos de inovação social, capazes de dar novas respostas aos desafios da população idosa, nomeadamente a nível de combate a solidão e ao isolamento, e apoio aos cuidadores.

Foram ontem conhecidos os grandes vencedores do programa ‘Mais Ajuda’ – que junta o Lidl e as rádios Renascença, RFM e Mega Hits, em parceria com a Beta-i – e que, com a ajuda das escolhas responsáveis dos portugueses, que no Natal passado optaram por comprar produtos Deluxe, somou 333 mil euros para premiar projetos de inovação social – de IPSSs (ou equiparadas) e de Startups (ou empresas de empreendedorismo social) capazes de promover um envelhecimento mais feliz dos idosos em Portugal.

Numa sociedade cada vez mais envelhecida e cuja população idosa enfrenta inúmeros desafios, muitos dos quais agravados pela atual pandemia, tais como o isolamento, a solidão e o distanciamento físico (e da tecnologia), o programa Mais Ajuda desafiou, nesta sua 2º edição, IPSSs e Startups a repensarem o envelhecimento, apresentando projetos diferenciadores, capazes de marcar a diferença pela capacidade de facilitarem uma vida digna e feliz aos nossos idosos.

O anúncio dos vencedores contou com a participação do Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, que frisou que “o Programa Mais Ajuda está totalmente alinhado com o plano de ação do Governo para a transição digital, na medida em que traz respostas a problemas sociais, promove a inclusão e ajuda a combater as desigualdades. Temos aqui o melhor da nossa sociedade, por um lado a generosidade da ação social – que serve uma população mais vulnerável – e, por outro, a criatividade e toda a vitalidade que o ecossistema de empreendedorismo nos pode trazer, inovando e reinventando novas soluções. Este programa Mais Ajuda dá, por isso, um contributo muito relevante ao promover este estímulo e mostrando uma componente menos visível de algumas empresas: a responsabilidade social, neste caso do Lidl, que promove com investimento, trazendo vários parceiros a bordo e, por essa via, criando uma resposta social que é muitíssimo relevante, cumprindo uma missão que está para lá da atividade comercial.”

O Coordenador do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento, Prof. Dr. Rodrigo Cunha, salientou igualmente a importância de um envelhecimento ativo e saudável, destacando o trabalho que esta organização, pioneira a nível nacional na área de investigação nesta faixa etária, visa desempenhar, e que tem como objetivo ser o primeiro centro de referência no Sul da Europa, focado no envelhecimento.

Entre as mais de 730 candidaturas recebidas, entre janeiro e fevereiro, foram distinguidos 10 projetos que receberão 33 mil e 300 euros cada um e, complementando este apoio monetário, terão ainda acesso a um programa de aceleração, onde, ao longo de seis semanas, integrarão sessões de mentoria com especialistas em gestão, tendo igualmente acesso a ferramentas de apoio no desenvolvimento dos seus projetos ou implementação de novas ideias.

Os projetos vencedores são:

Startups: Associação 55 Mais, Associação Juvenil Transformers, Careceiver, Seniorbiz (Simplio) e Wisify Tech Solutions.

IPSSs: AMARA – Associação pela Dignidade na Vida e na Morte, Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS), Centro Social Paroquial de Meãs do Campo, Cruz Vermelha Portuguesa e Misericórdia de Pampilhosa da Serra.

O painel de júris responsável pela escolha dos projetos foi composto por Filipe Almeida, presidente da iniciativa Portugal Inovação Social, Isabel Figueiredo, adjunta do presidente do Grupo Renascença Multimédia, Luís de Melo Jerónimo, diretor Social Cohesion Programme da Fundação Calouste Gulbenkian, Pedro Rocha Vieira, CEO e Co-fundador da Beta-i – representado nesta emissão por Diogo Teixeira, COO e co-fundador da Beta-i  – e Vanessa Romeu, diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal.

 

De acordo com Vanessa Romeu, Diretora de Comunicação Corporativa do Lidl, “o Mais Ajuda é muito mais do que um prémio monetário. É capacitação e formação, é comunicação e visibilidade e também é inspiração. Inspiração pela qualidade dos projetos, pelo empenho que as pessoas colocam em resolver os desafios do envelhecimento. É um privilégio podermos contribuir para promover a inovação social para que se encontrem novas soluções para os desafios de hoje e amanhã.”.

 

Para Isabel Figueiredo, Adjunta do Presidente do Grupo Renascença, “esta 2ª edição do Programa Mais Ajuda comprovou da melhor forma que o caminho da solidariedade não conhece limites na capacidade de inovação, de cuidado com o próximo, de trazer à comunidade o melhor de si própria. Este caminho da solidariedade é identitário do Grupo Renascença Multimédia e tem sido um privilégio caminhar com parceiros como o Lidl e a Beta-i “.

 

Segundo Diogo Teixeira, Co-fundador e COO da Beta-i, “a Beta-i sente-se grata pela portunidade de poder novamente contribuir apara a evolução técnica das 10 soluções vencedoras do Mais Ajuda, capazes de causar um impacto social verdadeiro nas comunidades às quais estão associadas. Para poderem desempenhar esta função de forma ainda mais estruturada e eficaz, os nossos experts de aceleração de modelos de negócio darão todo o suporte necessário para que estes projetos consigam verdadeiramente contribuir para o bem-estar dos séniores em Portugal, sobretudo num momento tão delicado das nossas interações sociais.”

 

Conheça em detalhe os projetos vencedores:

 

Startups

 

Projeto: Associação 55 Mais

Descrição: Plataforma humana de base tecnológica, através da oferta de serviços comunitários (jardinagem, reparações, etc)

 

Projeto: Associação Juvenil Transformers

Descrição: Projeto Escolas de Superpoderes, dinamização de aulas semanais de diferentes talentos.

 

Projeto: Careceiver

Descrição: App que visa a simplificação do processo de partilha de informações vitais entre a rede de cuidadores informais.

 

Projeto: Seniorbiz (Simplio)

Descrição: Plataforma digital de acompanhamento/organização de cuidados prestados a idosos por estruturas residenciais.

 

Projeto: Wisify Tech Solutions

Descrição: Tecnologia digital, avaliação preventiva da Sarcopenia (desnutrição e perda de massa muscular).

 

IPSSs

 

Projeto: AMARA – Associação pela Dignidade na Vida e na Morte

Descrição: Programa Psicoeducativo de suporte a cuidadores informais para minimizar riscos psicossociais e fisiológicos.

 

Projeto: Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS)

Descrição: Projeto Universidade Sénior Virtual, de formação da população sénior e promoção da vida ativa.

 

Projeto: Centro Social Paroquial de Meãs do Campo

Descrição: Projeto Quinta dos Avós, agricultura biológica e interação com o meio rural e animal.

 

Projeto: Cruz Vermelha Portuguesa

Descrição: Programa de Apadrinhamento entre jovens e seniores, combate à exclusão social.

 

Projeto: Misericórdia de Pampilhosa da Serra

Descrição: Projeto Rádio Sénior, intervenção ocupacional dando ‘voz’ aos idosos da instituição.

112 views

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail