Artigo

A BOMBA DO ENVELHECIMENTO DEMOGRÁFICO EM FRANÇA

O jornal francês L’Express organizou um interessante dossier que aborda questões relacionadas com o envelhecimento silencioso da população francesa:  SAÚDE, PENSÕES, DEPENDÊNCIA, LONGEVIDADE…

Em silêncio, a França está a envelhecer mesmo muito rapidamente.

Hoje, 13,1 milhões de franceses têm mais de 65 anos, ou 1 em cada 5 habitantes, e em 2070, a marca de 22 milhões deve ser alcançada, ou quase 30% da população francesa, de acordo com as últimas projeções da população francesa.

O número de pessoas com mais de 75 anos duplicará, a dos mais de 85 anos poderá quase quadruplicar.

O envelhecimento acelerado é, acima de tudo, uma boa notícia: o de prolongar a expectativa de vida.”

 

A jornalista Béatrice Mathie começa por imaginar como será o cenário de uma família francesa na noite de Natal:

 

Natal de 2050, algures em França.

Agachado ao pé da árvore de plástico e um aglomerado de embrulhos de presentes, Yohan, com 24 meses e bochechas redondas como bolas de pingue-pongue, transforma peças de dança do seu quebra-cabeça 3D, sob o olhar dos seus jovens pais maravilhados.

Na cozinha adjacente, Justine, 52 anos, a avó da criança, prepara as festas a conselho de seu pai, Pierre (80 anos) que veio por ocasião de Coimbra, onde passa dias pacíficos no coração da história da universidade portuguesa transformada num lar de idosos gigantesco.

No sofá da sala de estar, Nathalie, a mãe de Pierre, nova centenária, sorri com um olhar gentil para sua tribo, enquanto devora silenciosamente uma pequena pílula verde que a mantém distante do Alzheimer.”

53 views

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail