Uma das questões mais interessantes das pesquisas da antropóloga @miriangoldenberg é a chamada “curva da felicidade”. Ela e pesquisadores do mundo inteiro demonstraram que o nosso nível de felicidade cresce com a maturidade.
Sabia que, anualmente, a ONU patrocina a elaboração do Relatório Mundial da Felicidade? Em 2021, o pódio foi ocupado por países nórdicos: 1.º Finlândia; 2.º Dinamarca; 3.º Islândia. Os dados demonstram que a qualidade de vida material contribui, fortemente, para que as pessoas se sintam felizes. Nos antípodas encontra-se quem, todos os dias, enfrenta condições adversas, luta pela subsistência. O primeiro país africano a surgir no ranking é a Maurícia que ocupa a 52.ª posição.
Que posições serão ocupadas por Portugal e pelo Brasil? Quem aparecerá melhor classificado? Talvez vos surpreenda… O Brasil pontua melhor do que Portugal, em 38.º e 56.º lugares respectivamente. Os portugueses são dos europeus menos felizes, ocupam a cauda da Europa. Os brasileiros ocupam lugar cimeiro, no âmbito dos países da América Latina.
Serão a saudade e a melancolia associadas ao fado e a alegria e a energia associadas ao samba preditores dos 18 lugares que separam os nossos povos? Que razões poderão explicar estes resultados? As questões genéticas parecem influenciar, entre 30% e 40%, a maior predisposição para que cada um se sinta mais ou menos feliz. Será este fato que explica a curva da felicidade? E, para você, qual é o segredo da felicidade? Você acredita que a maternidade e a maturidade levam à maior liberdade e consequentemente a uma maior felicidade?
Como está a criança que você nunca deixou de ser? Ela quer brincar e se divertir mais com a própria vida? Com quem ela se sente mais feliz? Quais os momentos do dia em que ela se sente mais feliz?
Pode ser livre e feliz aqui no nosso espaço de conversa e de escuta amorosa. Pode chamar suas amigas para botar fogo no nosso parquinho, como a @miriangoldenberg costuma brincar.
Queremos muito ter você nesse nosso play para brincar e refletir sobre a invenção de uma bela velhice, no Brasil e em Portugal.
Estamos juntos? Tamojuntas?💕💕💕
Este ano marca o 10º aniversário do World Happiness Report, que usa dados de pesquisas globais para relatar como as pessoas avaliam as suas próprias vidas em mais de 150 países .
O interesse pela felicidade é, naturalmente, global.
O Relatório Mundial da Felicidade alcançou mais de 9 milhões de pessoas em 2021.