Artigo

A REVOLUÇÃO DA BELA VELHICE

A REVOLUÇÃO DA BELA VELHICE
Texto de @miriangoldenberg

Como podemos ser mais livres e felizes se estamos permanentemente exaustas, inseguras e insatisfeitas com nosso corpo e com nossa vida? Como podemos ter alegria de viver se nos sacrificamos para ter um corpo magro, jovem e sexy?
Há mais de três décadas venho pesquisando os discursos, comportamentos e valores das brasileiras a partir dos resultados da minha pesquisa com 5 mil mulheres e homens de 18 a 98 anos.
Um dos achados mais interessantes da minha pesquisa é a relação entre felicidade e idade. Pesquisas realizadas por economistas em 80 países, com mais de dois milhões de pessoas, descobriram uma “curva da felicidade” no formato da letra U: a felicidade é maior no início da vida, diminui ao longo dos anos chegando ao seu ponto mais baixo em torno dos 45 anos e depois começa a crescer.
Eu também encontrei uma “curva da felicidade” entre as mulheres que pesquisei. As que têm entre 35 e 45 anos são as mais insatisfeitas, frustradas e exaustas. Elas reclamam, principalmente, de falta de tempo, falta de reconhecimento e falta de liberdade. Algumas ainda dizem que “falta tudo”!
Quando perguntei o que elas mais invejam nos homens, elas responderam, em primeiríssimo lugar: liberdade. Quando perguntei o que elas mais invejam em outras mulheres, elas responderam: corpo, beleza, juventude, magreza e sensualidade. O corpo invejado por elas é jovem, magro e sensual. As mulheres brasileiras estão entre as maiores consumidoras de todo o mundo de cirurgia plástica, botox, preenchimentos, tintura para cabelo, remédios para emagrecer, moderadores de apetite, medicamentos para dormir e ansiolíticos. São as que estão mais insatisfeitas com o próprio corpo, e as que mais deixam de sair de casa, ir a festas e até mesmo de trabalhar quando se sentem velhas, gordas e feias.
Escrevi o Manifesto das Coroas Poderosas para mostrar que a maturidade é uma fase de conquista de liberdade, segurança, reconhecimento, respeito, independência, prazer, autoconhecimento e muito mais. Você acha que precisamos esperar tanto tempo para descobrir que as melhores rimas para felicidade são liberdade, maturidade e amizade?
Tamojuntas?💕💕💕

122 views

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado.

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail