Artigo

A VELHOFOBIA ESTÁ DENTRO DE NÓS!

Texto de José Carreira

A antropóloga @miriangoldenberg repete como um mantra há mais de duas décadas: “A VELHOFOBIA ESTÁ DENTRO DE NÓS”. Ela tem denunciado uma cultura que aprisiona as brasileiras em modelos de juventude, beleza, magreza e sensualidade.
“Todos nós somos velhos, hoje ou amanhã! Velho é lindo!”, diz Mirian.
No entanto, a velhofobia não existe só no Brasil.
A atriz portuguesa, Inês Castelo Branco, capa da edição de maio da revista feminina LuxWOMAN, escreveu no Facebook:
“Obrigada revista @luxwoman_pt, estava naqueles dias em que me sentia velha e gorda mas acabou por ser tão bom fazer esta sessão. Equipa bonita e boa onda. E afinal tinha saudades de fotografar e tinha saudades do mar.”
Sou fã da Inês há muitos anos, ela tem 40 anos e é uma mulher bonita e talentosa. Não entendi seu comentário.
Foi então que me recordei do artigo da Mirian Goldenberg, publicado na Folha de S. Paulo: “A velhofobia está dentro de mim”.
Mirian contou que deu uma entrevista sobre a velhofobia no Brasil. Quando viu sua fotografia na matéria do jornal levou um susto: “Nossa, como eu estou velha e feia!”.
“A fotografia tirada pelo meu marido logo depois que acordei, sem maquiagem, com o cabelo horroroso, sem Photoshop, é o meu retrato de agora: o de uma mulher que precisa aprender que existe beleza na própria velhice”.
“Olha que paradoxo”, ela pensou. “Não digo que eu também sou velha? Não defendo que existe beleza na velhice? Não luto para mudar o olhar cruel sobre os mais velhos e a representação da velhice como sinônimo de feiura, doença e invisibilidade? Então, se tudo o que pesquiso e escrevo é dedicado a libertar os brasileiros do pânico de envelhecer, se luto todos os dias contra os preconceitos, estigmas e violências contra os mais velhos, como posso sofrer tanto por estar velha e feia? Como posso enxergar “a bela velhice” nos outros e a minha própria velhice ser tão horrorosa?
Mirian concluiu: “A velhofobia está dentro de mim. Também tenho pânico de envelhecer, e sofro por me enxergar velha e feia porque acredito que só a juventude tem beleza.”
VOCÊ CONSEGUE ENXERGAR BELEZA NA SUA PRÓPRIA VELHICE?
Estamos juntos?💕💕💕

 

FOTO DE CAPA: A antropóloga Mirian Gondenberg na janela de seu apartamento, no Rio – Wallace Cardia/Divulgação

103 views

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado.

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail