Artigo

ALEXANDRE KALACHE NOMEADO EMBAIXADOR DA ASSOCIAÇÃO STOP IDADISMO

A Associação Stop Idadismo nomeia o Professor Doutor Alexandre Kalache, Presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil, Embaixador na Luta Contra o Idadismo, no dia em que assinala 2 anos da criação do Movimento Ibero Americano Stop Idadismo que originou a criação da Associação, um ano depois, para reforçar as ações de combate ao IDADISMO (atitude de discriminação e preconceito com base na idade ou idadismo).

Uma decisão motivada pelo percurso profissional de mérito na área do envelhecimento, como Diretor da OMS, onde foi decisivo na criação do paradigma de Envelhecimento Ativo e Saudável e do projeto Cidades Amigas das Pessoas Idosas. Destacado ativista na luta pelos direitos das pessoas idosas, tem reafirmado o legado do doutor Robert Butler que cunhou o termo “Ageism” em 1969, recentemente introduzido no Dicionário da Língua Portuguesa como “idadismo”.

A nossa ação é, em grande medida, iluminada e alimentada pelo apoio que Alexandre Kalache nos dá, desde a primeira ação, no dia 30 de abril de 2021, na qual, teve o arrojo de lançar o repto para a criação da Liga Iberoamericana de Combate ao Idadismo com o objetivo de promover a cooperação entre países de línguas oficiais portuguesa e espanhola no combate ao Idadismo. O nosso obrigado!

A nossa Associação tudo fará para potenciar o legado que todos os dias nos transmite, contribuindo para a construção de um Mundo Para Todas As Idades / #AWorld4AllAges.

 

ALEXANDRE KALACHE

O médico e gerontólogo Alexandre Kalache é presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (International Longevity Centre Brazil – ILC-BR), bem como co-diretor da Age Friendly Foundation. É PhD em epidemiologia pela Universidade de Oxford, fundador da Unidade de Epidemiologia do Envelhecimento da Universidade de Londres e criador do primeiro mestrado em Promoção da Saúde da Europa. Além disso, Kalache dirigiu o Departamento de Envelhecimento e Curso de Vida da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesse período concebeu e publicou, em 2002, o Marco Político do Envelhecimento Ativo e, posteriormente a iniciativa Cidades Amigas do Idoso em 2005. Como resultado os dois referenciais são conhecidos e aplicados mundialmente.

Dessa forma, em todo o mundo mais de mil iniciativas já incorporam a abordagem “amigável ao idoso” às políticas públicas de cidades, comunidades, estados, bairros, hospitais, unidades de atenção primária, entre outras. Atualmente, Alexandre Kalache integra conselhos de diversas partes do mundo, atua como consultor em diferentes países, além de ser professor em cinco universidades.

Alexandre Kalache é um expert em questões relacionadas com o envelhecimento. Mais especificamente, a sua expertise inclui a epidemiologia do envelhecimento e o curso de vida, assim como o desenvolvimento de políticas intersetoriais (incluindo iniciativas amigáveis aos idosos), promoção de saúde, cuidados na velhice, direitos humanos e migração no contexto do envelhecimento e também as complexidades culturais mais gerais da revolução mundial da longevidade.

Kalache é um pioneiro no estudo das questões do envelhecimento, afinal possui 40 anos de atividades dedicadas ao tema, como professor, funcionário público internacional e ativista junto a organizações não governamentais. Como resultado foi um dos primeiros a visualizar o envelhecimento populacional como um fenômeno mundial e a apontar as potencialidades e os riscos a ele inerentes. Além disso, os seus contributos para a mudança do paradigma tradicional no campo do envelhecimento são amplamente reconhecidas no cenário internacional.

 

333 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail