Se alguém no seu ambiente de trabalho estivesse desenvolvendo a Doença de Alzheimer (DA), você teria condições de perceber os sinais?
Essa é uma questão muito importante uma vez que passamos grande parte do nosso tempo no trabalho e é geralmente neste ambiente que os sinais iniciais da doença causam mais problemas
No entanto, embora esse ambiente seja um dos mais propícios para perceber o desenvolvimento da DA, o desconhecimento acerca dos seus sinais pode acarretar em conflitos relacionais e até na fatídica demissão.
Ressalto que, de acordo com a OMS, estima que mais de 55 milhões de pessoas estão vivendo com demência no mundo e que a DA representa ao menos 70% desses casos. Além disso, embora ela seja mais comum em pessoas com mais de 65 anos, também pode ocorrer em pessoas mais jovens.
Esses dados nos permitem inferir que a chance de você estar convivendo com uma pessoa acometida pela DA não é pequena. Então, vamos conhecer algumas das repercussões da DA no trabalho?
Mas antes de falar sobre alguns destes sinais é importante dizer que a DA é uma doença progressiva. Assim, os grandes problemas não surgem de repente.
Os pequenos sinais vão surgindo e avançando lentamente ao longo do tempo até que fique perceptível que o seu colega perdeu a capacidade de gerenciá-los de forma adequada. Logo, antes de desconfiar se uma pessoa está desenvolvendo DA, recorde-se do padrão prévio de comportamento.
Como a DA é mais prevalente em pessoas com mais de 65 anos, tenha atenção redobrada caso perceba que algum dos seus colegas apresenta os sinais abaixo:
- Apresenta necessidade exagerada de utilizar post-it, agendas, avisos eletrônicos e outros recursos para lembrar-se de pequenos compromissos cotidianos e aos quais ele já estava habituado;
- Repete infinitamente as mesmas informações e perguntas em conversas pessoais e/ou nas reuniões de equipe como se estivesse fazendo aquilo pela primeira vez;
- Solicita ajuda ou precisa seguir um passo a passo para executar processos cotidianos e simples que já faziam parte da sua função há muito tempo e que não requerem raciocínio complexo;
- Esquece os compromissos, como reuniões e tarefas a cumprir e se quer se lembra depois;
- Apresenta dificuldades para tomar decisões, foi perdendo a iniciativa e a motivação ao longo do tempo e tornou-se muito resistente a aprender coisas ;
- Fica perdido durante conversas longas ou em situações nas quais várias pessoas estejam falando ao mesmo tempo;
- Apresenta mudanças de humor frequentes, sinais de depressão e/ou desleixos com a aparência e a higiene;
- Apresenta dificuldades para encontrar palavras durante uma exposição oral, os chamados “brancos”;
- Frequentemente substitui o nome das coisas por palavras completamente inadequadas, o que faz com que as frases ditas por ele se tornem inteligíveis, engraçadas ou causem desconforto no ambiente e
- Relata que teve dificuldades para chegar ao trabalho porque se perdeu ao longo do caminho.
Se você observar esses sinais em algum colega converse com o seu gestor de pessoas. E se você é o gestor de pessoas, agende uma reunião com o médico do trabalho e os familiares. Somente assim será possível compreender melhor a situação e iniciar uma investigação de forma adequada.
Lembre-se de que a DA é uma doença devastadora. Quanto mais rápido surgir o diagnóstico, maiores são as chances dessa pessoa utilizar os recursos disponíveis atualmente para manter a funcionalidade por mais tempo.
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A questão do esquecimento tem se dado em pessoas mais jovens também , devido a ansiedade, medicação…