Uma viagem sentimental ao mundo das motorizadas portuguesas. Recorde o mundo extraordinário das V4 e das V5, da Famel Zündapp e da Quimera Alma, das Pachancho, Casal Carina, Vilar Cucciolo, Famel Foguete, ou das Casal.
Este livro resulta da paixão de uma vida dedicada às motorizadas e às motos em Portugal – todas elas ganharam um lugar na nossa memória e na nossa vida. Para milhares de nostálgicos, Pedro Pinto traça a história, ilustrada, da idade de ouro das 50CC fabricadas em Portugal, desde os primeiros velocípedes a motor até à moda da motorizada e às corridas de velocidade. Revisita as grandes fábricas que, de Norte a Sul do país, inventaram modelos e exportaram milhares de unidades, e — finalmente — mostra como estamos a assistir ao regresso das motorizadas, restauradas com saudade, e que ficarão para sempre na história de vida dos nossos pais e avós, e de Portugal. Inclui imagens de época, de modelos restaurados e de colecionador, além de uma cronologia das marcas e modelos.
“O autor de ‘As Motos da Nossa Vida’ tem 63 anos e “amigos de 80 que restauram motos”. Quando Pedro Pinto criou em 2008 a revista Da Mota Clássica’ – que logo no primeiro ano teve 800 assinaturas -, notava-se já um certo revivalismo em torno das motorizadas portuguesas. “Existem pequenas indústrias que fabricam peças para as Famel e as Casal porque as pessoas lembram-se dever o seu avô ou o seu pai conduzi-las e também as querem.” (Fernanda Cachão, Domingo)
- Autor: Pedro Pinto
- Editor: Quetzal Editores
- Data de lançamento: novembro 2020
- Dimensões: 23 x 26 cm
- Nº Páginas: 200
- Encadernação: Cartonado
Comentários recentes