O Teatrão, para não se desvincular do público durante o confinamento, está a realizar ‘audiowalks’ com leituras da obra de Ilse Losa, autora que aborda na próxima peça para a infância, e cenas à janela de idosos de Coimbra. “O que nos provoca uma angústia maior é abruptamente quebrarmos este vínculo com as pessoas, que para nós é muito intenso“, declarou a diretora da companhia, Isabel Craveiro, salientando que O Teatrão decidiu então promover atividades à distância, durante o confinamento, para não quebrar esse vínculo.
Uma das atividades, intitulada “Caminhar com Ilse“, vai decorrer de 15 a 21 de março, com a companhia a propor às pessoas que quando fizerem saídas de casa para compras ou caminhadas higiénicas, o façam “na companhia de Ilse“. E como podem fazê-lo? As pessoas inscrevem-se, de seguida é-lhes entregue um leitor de MP3 para um passeio de meia hora, e, no final, esse aparelho é recolhido. A companhia vai ter disponível 10 áudios de narração de excertos de obras de Ilse Losa para adultos e jovens, sendo o serviço completamente gratuito. “Fizemos essa experiência no trabalho de criação do espetáculo, e as obras de Ilse são muito poderosas nas imagens que convoca, é quase como se fossemos acompanhados de uma voz que nos transforma essa caminhada ou passeio“, realçou a responsável.
Além destas iniciativas, O Teatrão vai também dar continuidade ao projeto “Teatro e Memória“, em que trabalha com população idosa de 19 instituições do concelho. Este ano, face à pandemia, a companhia adaptou as atividades às regras do confinamento, que serão desenhadas e criadas para cada um dos utentes das instituições. Haverá telegramas cantados, cenas ou pequenos concertos à porta ou à janela das pessoas e ainda duas sessões de teatro radiofónico, em colaboração com a Rádio Universidade de Coimbra (RUC). “As instituições estão entusiasmadas de poderem ter um contacto com esta atividade. Queremos que haja uma pequena surpresa em relação aos utentes e que haja um aspeto lúdico e divertido, trabalhando maneiras de continuar perto deles“, vincou Isabel Craveiro. As atividades do ‘Teatro e Memória’ devem arrancar em março e estender-se ao longo de vários meses.
Comentários recentes