Artigo

avós plantam árvores com o nome dos netos

Há um bosque em Portugal onde os avós plantam árvores com o nome dos netos

Na Serra do Marão, em Amarante, os avós estão a plantar um futuro melhor para os seus netos. O Bosque dos Avós tem milhares de árvores à espera de ser apadrinhadas.

Um dia, José Claudino Silva quis oferecer uma prenda especial à sua neta Catarina. Plantou uma árvore com o nome dela, mas não ficou por aí. Reuniu centenas de outros avós e netos em torno da mesma ideia e hoje essa árvore transformou-se num bosque na Serra do Marão. Em finais de Março de 2018, o Bosque dos Avós arrancou oficialmente com a plantação de 400 árvores num terreno cedido pelo Conselho Directivo dos Baldios de Aboadela, com o apoio da União de Freguesias de Aboadela, Sanche e Várzea e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

@Bosque dos Avós

O projecto tem permitido aos avós plantar e apadrinhar árvores autóctones com o nome dos netos, que assumem o compromisso de cuidar delas. No futuro, os netos poderão ver aqui a crescer um extenso espaço natural que vai devolver ao Marão as suas espécies autóctones.

 

Os dois hectares do espaço gerido até ao momento, na localidade de Aboadela, já não podem crescer mais, mas em terrenos contíguos, de baldios, continuam a ser plantados mais exemplares. Neste momento, há 1600 árvores plantadas, entre carvalhos, bétulas, plátanos, faias, medronheiros e pinheiros-mansos. Dessas, são mais de 400 as árvores apadrinhadas por avós e netos de todo o mundo, o que significa que ainda há muitas que estão disponíveis para apadrinhamento – siga o projecto no Facebook para saber como participar.

@Bosque dos Avós

 

Quando a pandemia abrandar e o bom tempo chegar, o Bosque dos Avós vai ser um bom lugar para um piquenique e um passeio em família. E este ano há novidades, como uma cabana para o descanso dos avós e um baloiço para as brincadeiras dos netos. O espaço encontra-se nas seguintes coordenadas: N 41°16’36,2 /W 07°58’24,3.

@Bosque dos Avós
85 views

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail