Artigo

Bem Entender a Saúde

No âmbito do projeto Bem Entender a Saúde (BEnS), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis (DPS) do Instituto Ricardo Jorge editou quatro brochuras dirigidas à comunidade sobre saúde e doenças crónicas em temas que careciam de informação atual, utilizando uma linguagem simples e clara.

As brochuras incidem sobre os fatores de risco para doenças cardiovasculares, a deteção e causas do autismo, a importância da história de saúde familiar para uma adequada prevenção e gestão da doença, e o contributo de fatores genéticos para a saúde e para a doença.

“Pretendemos com estas brochuras contribuir para a promoção da literacia em saúde da população portuguesa divulgando, de forma culturalmente acessível, informação sobre mecanismos de saúde e doença assim como orientações e recomendações sobre estilos de vida saudáveis”, explica Astrid Vicente, coordenadora do DPS. “Um bom nível de informação em saúde permite aos cidadãos tomar decisões e agir de forma a permanecerem saudáveis, dando a conhecer medidas de prevenção, possibilitando uma melhor compreensão sobre medicação e tratamento e encorajando a sua gestão dos assuntos de saúde e de doença em que estão envolvidos”, acrescenta a investigadora do Instituto Ricardo Jorge”.

A promoção da literacia em saúde dos cidadãos é uma das atribuições do Instituto Ricardo Jorge, que procura produzir e disseminar materiais informativos, em temas de saúde, que simultaneamente apresentem caraterísticas de qualidade conferidas por evidência científica e garantam simplicidade das mensagens e clareza para os destinatários. Os conteúdos destas brochuras foram elaborados por peritos nas áreas em foco, baseados em evidência científica e devidamente testados para serem culturalmente acessíveis aos vários grupos da população.

 

Fonte: Instituto Ricardo Jorge

33 views

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail