Artigo

Câmara Municipal planeia regresso, em setembro, do Festival Cabelos Brancos

Tendo consciência da incerteza quanto à evolução da situação pandémica no país, a Câmara Municipal de Ílhavo inicia, para a semana, um conjunto de atividades com vista à preparação do Festival Cabelos Brancos 2021, que decorrerá de 6 a 11 de setembro.

Nos meses de julho e agosto, em vários equipamentos municipais, com a lotação máxima de 10 pessoas e o cumprimento de todas as normas de segurança em vigor, a Maior Idade promove quatro Laboratórios de Criação Artística, orientados pelos artistas Diogo Saraiva, Marcos Abreu, Kelly Varella e Zita Leal, com o objetivo de estimular a criatividade e a expressão artística dos participantes e cujos resultados serão, posteriormente, apresentados no Festival.

Diogo Saraiva irá orientar dois Laboratórios: Roupa Bordada e Cenografia.

O Laboratório de Roupa Bordada pretende que cada pessoa conte uma história, utilizando linhas e pontos. As roupas velhas irão contar novas histórias e os tecidos usados terão novas “vidas”. A preparação do Laboratório inicia-se no dia 6 de julho e irá decorrer todas as terças-feiras, na Casa da Música, em Ílhavo.

O Laboratório de Cenografia irá trabalhar diversos materiais recolhidos, reaproveitando-os e estendendo a sua vida e uso. O processo pretende criar e ensinar, tornando esta prática recorrente e inspiradora, através das inúmeras possibilidades que cada objeto contém antes de se tornar obsoleto e inútil. O trabalho do Laboratório de Cenografia será desenvolvido no Fórum Municipal Maior Idade, na Gafanha da Nazaré, com início no dia 5 de julho e decorrerá todas as segundas-feiras.

O Laboratório de Interpretação convida 6 pessoas a escrever e interpretar histórias intimistas. A orientação desta oficina está a cargo de Kelly Varella, com o início dos ensaios marcado para o dia 14 de julho, às quartas e sextas-feiras, no Fórum Municipal Maior Idade, na Gafanha da Nazaré.

Na Biblioteca Municipal de Ílhavo, nos dias 6 e 13 julho, terá lugar o Laboratório de Poesia, com dinamização de Zita Leal que desafia a escrever uma autobiografia através de elementos poéticos.

Finalmente, na Casa da Música, em Ílhavo, nos dias 12 e 15 de julho, Marcos Abreu irá desafiar os participantes a pintar, através de uma fotografia, figuras e elementos que sejam uma inspiração para os inscritos, manuseando tintas e pincel.

 

As inscrições, obrigatórias e gratuitas, nos Laboratórios de Criação Artística podem ser feitas através do telefone 234329636 ou através do e-mail maioridade@cm-ilhavo.pt , estando as atividades condicionadas a regime presencial ou distal em função da evolução da pandemia no Município de Ílhavo.

109 views

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail