- A companhia pretende dar visibilidade ao trabalho dos milhares de cuidadores que, mesmo colocando a sua vida em risco, se dedicam a cuidar dos nossos idosos
- Três famílias agradecem o trabalho destes funcionários, em circunstâncias particularmente difíceis, durante a pandemia da COVID-19
Cuidadores, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, médicos ou funcionários administrativos dos lares de idosos estiveram na linha da frente da resposta à COVID-19 e, nalguns momentos, foram também esquecidos. A Essity, companhia líder mundial em higiene e saúde, não esquece o seu trabalho e quer homenagear os milhares de funcionários que, mesmo colocando a sua vida em risco, se dedicam a cuidar dos nossos idosos. Com este propósito, a companhia criou um vídeo com testemunhos pessoais de três famílias cujos familiares estão, neste momento, em lares de idosos e que expressam, por isso, o seu agradecimento aos funcionários destas instituições pela dedicação com que têm tratado os seus idosos.
Os lares e os centros de dia para idosos ou pessoas em situação de dependência debateram-se com inúmeros problemas no decorrer do combate à pandemia, em muitos casos, por falta de capacidade relacionada com as medidas de proteção para responder às necessidades de uma população especialmente vulnerável. De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde, em Portugal, cerca de dois mil utentes de lares de idosos estarão infetados.
Cuidadores confinados para minimizar o risco
No início da pandemia, e apesar do enorme esforço desenvolvido pelos funcionários destas instituições, o seu trabalho esteve debaixo de grande pressão. Mesmo quando, para proteger os idosos a seu cargo e minimizar o risco de infeção, equipas completas de algumas instituições decidiram permanecer em confinamento nessas mesmas instituições, juntamente com os seus utentes.
Neste contexto, a Essity e a sua marca líder TENA não podiam permanecer indiferentes. A companhia quer reconhecer, dar valor e homenagear todos estes profissionais pelo seu empenho e compromisso com os utentes, em circunstâncias particularmente difíceis, durante a pandemia da COVID-19.
O cuidador, um membro da família
Para este vídeo, a TENA contou com três famílias que agradecem pessoalmente aos cuidadores dos seus familiares. Os participantes revelam, no seu testemunho, sentir que o cuidador pertence à família. Destacam a sua entrega, criatividade, capacidade de resposta, compromisso e esperança e o forte vínculo vital, cúmplice e necessário que se cria entre o familiar, o cuidador e a família, e que se tornou ainda mais especial durante este período de confinamento obrigatório. O cuidador, como é referido neste vídeo, acaba por tornar-se num membro da família.
Miriam Cardoso, Enfermeira Coordenadora da Unidade de Cuidados de Continuados Integrados (UCCI) São Rafael – Santa Casa da Misericórdia do Montijo, lembra que “O mais importante é assegurar a saúde e o bem-estar dos nossos utentes. Queremos que se sintam bem e felizes, enquanto cuidamos deles. Durante este longo período em que as visitas estavam impedidas, além do nosso trabalho diário, também a nossa companhia se tornou vital para a maioria deles. Merecemos todos um aplauso pelo que vivemos e pela forma como desempenhámos o nosso trabalho!”
“Esta iniciativa, que será difundida entre lares de idosos e centros de dia, está totalmente alinhada com a missão da TENA, que é a de estar ao lado das pessoas e dos profissionais do setor social, apoiá-los e contribuir para ajudá-los a desempenhar a sua atividade diária”, comenta Ignacio Dopico, diretor de Relações Institucionais da Essity. A TENA não só disponibiliza produtos inovadores aos profissionais, como também incentiva a sua formação e a conhecimento de estratégias e técnicas que beneficiam tanto o utente como o próprio cuidador.
Ver testemunho: