Artigo

Cartilha Sexo e Sexualidade na Longevidade

Em 6 de setembro de 2020, considerado o dia Mundial do Sexo, será lançada no Brasil e em Portugal, através do projeto Envelhecer – PT, a cartilha “Sexo e Sexualidade na Longevidade”, elaborada pelo Psicólogo e Gerontólogo Fabrício Oliveira.

A cartilha tem dois papéis de extrema importância para a sociedade. O primeiro é de informar e transformar jovens, adolescentes e adultos com muitas informações que possam desmistificar os preconceitos enraizados sobre o tema. O segundo, ajudar os idosos leigos com informações científicas sobre o tema, explicando o que é sexo e o que é sexualidade.

“A ideia de fazer a cartilha surgiu das muitas perguntas e informações sobre o tema que me são feitas e também por perceber que muitas pessoas, sejam idosas ou não, falam do tema com informações erradas e preconceituosas.”

Em sete anos de pesquisas e estudos, com artigos publicados e premiados sobre o tema, ainda encontro em palestras, rodas de conversa e congressos em que participo um tabu e receio de abordar o tema.

A cartilha traz alguns mitos que são divulgados como se fossem verdade, lista de filmes e livros sobre o tema com o intuito de ajudar as pessoas a entenderem melhor o sexo e a sexualidade depois dos 60 anos e também uma lista de aplicativos de relacionamentos, exclusivo para pessoas maduras que estejam motivados para procurar alguém.

As pesquisas vêm comprovando, com resultados significativos, uma grande melhoria na saúde e na qualidade de vida das pessoas com vínculos emocionais saudáveis, principalmente nas pessoas acima dos 60 anos.

108 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail