Artigo

CENTENÁRIOS PORTUGUESES

Recomendamos a leitura da tese de Doutoramento da Gerontóloga Lia Araújo intitulada Portuguese sucessfull centenarians que  visa dois objetivos principais: explorar o conceito de envelhecimento bem-sucedido em centenários e identificar os fatores subjacentes à adaptação bem-sucedida dos centenários aos constrangimentos da fase avançada de vida.

Para lhe despertar a curiosidade:

“A publicação de um artigo em 1987 veio transformar a área da gerontologia. Ao distinguir “envelhecimento bem sucedido” de “envelhecimento normal”, o modelo de Rowe e Kahn alertou a comunidade científica para a heterogeneidade e o potencial de crescimento na idade avançada.

Após três décadas, investigadores continuam a debater assuntos relacionados com a definição, avaliação e aplicações práticas do envelhecimento bem-sucedido, provando persistência em não abandonar este conceito e confiança do seu valor acrescido.

Mais recentemente, equipas internacionais que estudam especificamente as pessoas centenárias têm vindo a explorar o conceito de envelhecimento bem-sucedido naquela população, revelando importantes contributos acerca da sua capacidade excecional para lidar com os principais desafios inerentes à longevidade avançada. (…)”

Para ler o trabalho na íntegra, clique aqui…

 

46 views

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail