Artigo

Comissão Europeia faz consulta pública sobre envelhecimento

A Covid-19 tem sido devastadora para os idosos e esta faixa da população da União Europeia continuará a ter necessidade de muitos cuidados face à acentuada tendência demográfica de envelhecimento.

O serviço de estatística Eurostat revela que 20% da população tem mais de 65 anos e que, em 2030, pelos menos 24 milhões de idosos precisarão de cuidados de longo prazo.

A Comissão Europeia lançou, quarta-feira, uma consulta pública de 12 semanas para obter sugestões de novas políticas.

“Se analisarmos os dados do Eurostat nos últimos 50 anos dizem-nos que estamos a viver, em média, mais 10 anos e termos de refletir sobre o impacto no mercado de trabalho, temos de repensar a produtividade, as tecnologias em desenvolvimento e formas de reestruturação do mercado de trabalho”, disse Dubravka Šuica, comissária europeia para a Demografia, em entrevista à euronews.

As associações que trabalham com esta parte da população dizem que a pandemia deu visibilidade a antigos problemas de pressão sobre os setores de apoio social e da saúde.

“A principal expetativa que temos é tirar o máximo do potencial desta consulta que está a começar, garantindo que dá voz aos idoso, que vai ao terreno para fazer um verdadeiro debate”, disse Julia Wadoux, coordenadora da Plataforma Age Europa.

O debate será feito com base no novo livro verde sobre o envelhecimento que abrange temas tais como promoção de estilos de vida saudáveis e a aprendizagem ao longo da vida. O despovoamento nas zonas rurais também estará em análise.

FONTE:

123 views

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail