Artigo

Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030

O plano de ação da Estratégia Global sobre envelhecimento e saúde da OMS foi construído com base no Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento das Nações Unidas de Madrid e alinhado com o cronograma da Agenda 2030 das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para promover o envelhecimento saudável e melhorar a vida das pessoas idosas, das suas famílias e comunidades, serão necessárias mudanças fundamentais não apenas nas ações que tomamos, mas na forma como pensamos a idade e o envelhecimento. A Década abordará quatro áreas de ação:

 

  • mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos com relação à idade e ao envelhecimento;
  • garantir que comunidades promovam as capacidades das pessoas idosas;
  • entregar serviços de cuidados integrados e de atenção primária à saúde centrados na pessoa e adequados à pessoa idosa; e
  • propiciar o acesso a cuidados de longo prazo às pessoas idosas que necessitem.

 

Será necessário envolver vários setores na melhoria do envelhecimento saudável, incluindo a saúde, o financeiro, cuidados de longo prazo, proteção social, educação, trabalho, habitação, transporte, informação e comunicação. Isso envolverá governos locais, subnacionais e nacionais, como também prestadores de serviço, a sociedade civil, o setor privado, organizações vocacionadas para a pessoa idosa, a academia e as pessoas idosas, as suas famílias e os seus amigos.

As atividades consideradas como mais apropriadas ou urgentes dependerão do contexto. Não obstante, todas as atividades devem ser conduzidas de formas que superem, e não reforcem, a iniquidade. Devido aos fatores individuais, como género, etnia, nível de escolaridade, estado civil, residência ou condições de saúde, pode haver um acesso desigual aos benefícios dessas áreas de ação, afetando, assim, a capacidade de otimização do envelhecimento saudável.

Abordar os desafios atualmente enfrentados pela pessoa idosa e antecipar as questões futuras da população envelhecida orientará os compromissos e atividades durante a década, de modo a criar um futuro melhor para todas as pessoas idosas.

A Década do Envelhecimento Saudável inclui deliberadamente parcerias colaborativas multisetoriais e com múltiplas partes interessadas em cada uma das quatro áreas de ação necessárias para a consecução do seu compromisso de promover uma mudança transformadora, ao mesmo tempo em que se constrói confiança por gerações ao otimizar as oportunidades de todos em prol do envelhecimento saudável.

Será criada uma plataforma para conectar e convocar as partes interessadas que promovem as quatro áreas de ação a nível de país e aquelas que buscam informações, orientação e o desenvolvimento de capacidades, isso representará uma forma diferente de “fazer negócios”, garantindo alcance e impacto.

A plataforma permitirá o trabalho nas quatro áreas:

  • ouvindo as diversas vozes e permitindo o envolvimento com significado da pessoa idosa, de familiares, cuidadores, jovens e comunidades;
  • estimulando a liderança e o desenvolvimento de capacidades para a tomada de ações adequadas e integradas por todos os setores;
  • conectando várias partes interessadas ao redor do mundo para o compartilhamento e a aprendizagem a partir das experiências do outro;
  • fortalecendo dados, pesquisa e inovação visando a acelerar a implementação.

 

A plataforma terá como base uma forte colaboração, com parcerias multissetoriais e de múltiplas partes interessadas e outros mecanismos de coordenação dentro e para além do sistema da OMS e das Nações Unidas.

@envelhecer

3600 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail