Artigo

EFEITO GEORGE CLOONEY

O fotógrafo russo Igor Gavar[1] fundou a primeira agência de modelos dedicada exclusivamente à terceira idade. Uma visita ao site da agência OLDUSHKA[2] permite-nos constatar o bom gosto que caracteriza os modelos masculinos e femininos.

Em Portugal, como estarão as agências de modelos a lidar com o envelhecimento da população?

Numa rápida incursão pelos sites da CENTRAL MODELS[3] e da FACE MODELS[4] verificamos que as pessoas com mais idade também são agenciadas.

A CM tem uma secção designada Real People o que nos leva a pensar que as marcas estarão interessadas em ter pessoas reais, de todas as idades, para apresentar nas suas campanhas promocionais.

Fonte: http://www.centralmodels.pt/wordpress/portfolio/ana-cristina-portugal/

A FM, entre os seus diversos segmentos de trabalho, elegeu o Platinum para trabalhar a imagem de pessoas que já celebraram mais primaveras do que as habituais no mundo da moda.

http://www.facemodels.pt/models/book/antonio-rocha_389/

Em declarações ao Jornal de Notícias (18 de fevereiro de 2018), Tó Romano, Diretor da CM, atribui ao “Efeito George Clooney” a maior procura, no que concerne à moda masculina, de modelos com mais de 30 anos e que podem ultrapassar a barreira dos 40.

A indústria da moda, que tem o desafio constante de lançar novas tendências, não quererá, contudo, negligenciar o potencial do envelhecimento da população – o mercado da Silver Economy – os novos perfis de consumo e, obviamente, o seu poder de compra.

“Ninguém precisa de comprar mais uma carteira, as pessoas precisam de sentir empatia com o designer e só o conseguem se a moda se tornar diversa e reflexo da sociedade.”

(Anna Wintour, editora-chefe da edição norte-americana da revista Vogue)  

 

Foto:  (GettyImages/Getty Images, In https://vip.abril.com.br)

 

[1] https://www.instagram.com/gavarigor/?hl=pt

[2] http://oldushka.tilda.ws/

[3] http://www.centralmodels.pt/wordpress/

[4] http://www.facemodels.pt/

145 views

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail