O fotógrafo russo Igor Gavar[1] fundou a primeira agência de modelos dedicada exclusivamente à terceira idade. Uma visita ao site da agência OLDUSHKA[2] permite-nos constatar o bom gosto que caracteriza os modelos masculinos e femininos.
Em Portugal, como estarão as agências de modelos a lidar com o envelhecimento da população?
Numa rápida incursão pelos sites da CENTRAL MODELS[3] e da FACE MODELS[4] verificamos que as pessoas com mais idade também são agenciadas.
A CM tem uma secção designada Real People o que nos leva a pensar que as marcas estarão interessadas em ter pessoas reais, de todas as idades, para apresentar nas suas campanhas promocionais.
A FM, entre os seus diversos segmentos de trabalho, elegeu o Platinum para trabalhar a imagem de pessoas que já celebraram mais primaveras do que as habituais no mundo da moda.
Em declarações ao Jornal de Notícias (18 de fevereiro de 2018), Tó Romano, Diretor da CM, atribui ao “Efeito George Clooney” a maior procura, no que concerne à moda masculina, de modelos com mais de 30 anos e que podem ultrapassar a barreira dos 40.
A indústria da moda, que tem o desafio constante de lançar novas tendências, não quererá, contudo, negligenciar o potencial do envelhecimento da população – o mercado da Silver Economy – os novos perfis de consumo e, obviamente, o seu poder de compra.
“Ninguém precisa de comprar mais uma carteira, as pessoas precisam de sentir empatia com o designer e só o conseguem se a moda se tornar diversa e reflexo da sociedade.”
(Anna Wintour, editora-chefe da edição norte-americana da revista Vogue)
Foto: (GettyImages/Getty Images, In https://vip.abril.com.br)
[1] https://www.instagram.com/gavarigor/?hl=pt