Artigo

“Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública”

Novo livro para profissionais na linha da frente

“Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública”

Uma nova ferramenta para a prestação de cuidados às comunidades e populações, que ganha ainda mais relevância nos tempos atuais de pandemia.

Lisboa, 03 de abril de 2020 – A LIDEL apresenta o livro “Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública”, com autoria do professor e perito em programas de Vigilância Epidemiológica e Planeamento em Saúde, Pedro Melo.

Numa altura em que por todo mundo aplaude e valoriza o trabalho dos profissionais de saúde no combate à pandemia causada pelo surto de Covid-19, este novo livro contribui também para auxiliar e apoiar a luta diária dos enfermeiros. Para além de se focar nas competências centrais da Enfermagem, o livro procura atualizar os princípios da Saúde Pública, Saúde Comunitária, Epidemiologia, do Planeamento em Saúde e da gestão de Programas e Projetos.

Ao longo dos anos, foram produzidos alguns manuais relacionados com a Enfermagem de Saúde Comunitária, mas sempre com perspetivas internacionais e muitas vezes pouco ajustadas à realidade portuguesa. Por esse motivo, e decorrente da prática clínica de mais de 20 anos, o autor decidiu criar esta nova obra que tem como finalidade ser uma referência atual no enquadramento desta área específica da Enfermagem, afirmando a sua individualização nos cuidados às comunidades e às populações.

Dirigido sobretudo aos estudantes e profissionais de Enfermagem, este livro pode ser encarado também como uma ferramenta para gestores de unidades ou instituições, nomeadamente dos Cuidados de Saúde Primários, para compreender o potencial e as necessidades de garantir às comunidades e populações o acesso a cuidados especializados, orientando a adequada organização dos serviços e a potencial alocação dos recursos humanos e logísticos para o exercício destes cuidados.

 

“A publicação deste livro constitui um marco na história da Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. A comunidade científica, em geral, e os estudantes e os enfermeiros, em particular, passam a dispor de um conjunto de informação agregadora dos conceitos centrais inerentes ao desenvolvimento de práticas globalizantes centradas nas comunidades e nas populações.”

 

In Prefácio de Maria Henriqueta Figueiredo

126 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail