Artigo

EVOLUÇÃO DA PERCENTAGEM DE CRIANÇAS E IDOSOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA

A Fundação apresentou uma nova área do site Portugal Desigual onde podem ser consultados duas dezenas de indicadores com os dados mais recentes da pobreza, exclusão social e desigualdade económica.

Para que seja possível conhecer a evolução da realidade portuguesa ou compará-la com a situação na Europa, os gráficos são acompanhados de textos explicativos, da autoria do professor do ISEG e especialista em desigualdade e pobreza Carlos Farinha Rodrigues.

Destacamos a “EVOLUÇÃO DA PERCENTAGEM DE CRIANÇAS E IDOSOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA”:

A proporção de crianças e jovens vivendo em situação de pobreza atingiu, em 2016, o valor de 20,7%. Este valor é particularmente significativo por diversas razões: em primeiro lugar, porque representa o valor mais baixo registado neste indicador desde o início da presente série publicada pelo INE desde 2003. Em segundo lugar, porque as crianças e os jovens foram o grupo etário mais afetado pelo agravamento dos diversos indicadores de pobreza ocorrido entre 2010 e 2013. Por último, porque apesar da redução verificada em 2014-2016 as crianças e jovens permanecem como um dos grupos mais vulneráveis às diversas dimensões da pobreza no nosso país.

No que concerne à população idosa, 2016 marca igualmente o retomar da tendência decrescente da taxa de pobreza, interrompida no período 2012-2015. A taxa de pobreza da população idosa foi de 17,0% em 2016, menos 1,3 pontos percentuais que no ano precedente.

 

52 views

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail