Artigo

Felizes depois dos 100 anos através da objetiva de karsten Thormaehlen

O fotógrafo alemão Karsten Thormaehlen publicou um livro intitulado Aging Gracefully onde compilou 52 retratos de homens e mulheres centenários com quem se cruzou em vários pontos do mundo desde 2006.

O projeto nasceu da vontade do publicitário alemão de mudar o rumo à sua vida.

Procurou uma beleza genuína e sem prazo de validade.

Lukas (* 1912), Munich Fonte: http://karstenthormaehlen.com

Em resposta a algumas questões colocadas pelo site Yorokobu, Karsten diz o seguinte:

“Não me sentia satisfeito com uma indústria que usa o Photoshop para perpetuar o culto das top model, algo que, inclusivamente, provocou o auemnto do número de operações plásticas. As pessoas acreditam que serão mais felizes se prolongarem a sua juventude, se desfizerem das suas rugas, ao mesmo tempo que que altera a mímica facial, ou se conseguem um nariz mais pequeno. O que aprendi é que a juventude é um conceito, uma atitude interna que se produz mais no nosso cérebro do que no nosso corpo. “

Tonaki (* 1913), Nanjo, Okinawa Fonte: http://karstenthormaehlen.com

“Nunca encontrei um centenário que dissesse que a sua vida depois de uma certa idade se tivesse sentido aborrecida, repetitiva ou sem valor. Na realidade ocorre exactamente o contrário. Os cientistas asseguram que quando as pessoas alcançam os cinquenta, os sessenta ou os setenta anos de idade, a felicidade média experimentada sobe.”

Susannah (1899 – 2016), Brooklyn, New York Fonte: http://karstenthormaehlen.com

“Há outra boa notícia: podemos mudar sempre para melhor. Se mudas o teu estilo de vida, serás mais são e cada vez mais velho. Todos deveríamos aspirar a envelhecer de uma forma saudável e a ser mais sábios, porque as novas gerações necessitam que sejamos os seus ídolos, necessitam da nossa experiência.”  

Karl Otto (* 1914), Wolfenacker Fonte: http://karstenthormaehlen.com

 

Edward (* 1913), Garden City, New York Fonte: http://karstenthormaehlen.com
95 views

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail