Artigo

JÚLIO MACHADO VAZ: “Pedi a reforma antecipada.”

Júlio Machado Vaz concedeu uma entrevista tão extensa quanto interessante ao DN LIFE.

Ficámos a saber, entre muitas outras coisas interessantes, que já está reformado:

Tem 69 anos. Não pensa na reforma?
Já estou reformado da faculdade há uns oito anos. Pedi a reforma antecipada. O ambiente não era saudável, na minha opinião.

E como geriu / gere o fato de os pais terem ambos demenciado:

Acho que é difícil ficar pior.  A minha mãe teve Alzheimer. E meu pai demenciou também, mas por razões vasculares. Ambos os meus pais demenciaram. O que – você perguntará a quem quiser, que tenha passado pela mesma situação – é muito complicado. Nós temos à frente pessoas que já não são aquelas que nós conhecemos. A primeira vez que a sua mãe não o reconhece é um momento trágico na sua vida.

Lembra-se da primeira vez que isso aconteceu?
Lembro. Eu entrei no quarto e ela disse “muito prazer”. Claro que não fez bem nenhum ao quadro que eu fosse um tipo hipocondríaco, mas há muito poucas pessoas com esse tipo de estrutura familiar que não tenha passado por isto. Hoje em dia quantos de nós é que não têm alguém que demenciou na família, com o prolongamento da esperança média de vida. Há muito poucas pessoas que não passem a ter um sintoma clássico: nós começamos a duvidar dos nossos esquecimentos. “Isto é apenas um esquecimento, que acontece a todos nós, ou é um sinal de qualquer coisa.”

Veja AQUI a conversa completa (e excertos da entrevista)

28 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail