Artigo

Manifesto das coroas poderosas

Mulheres de qualquer idade que estão cansadas de sofrer com as pressões sociais, unam-se

No dia 1° de junho de 2010 publiquei a minha primeira coluna no Equilíbrio. Desde então, foram dezenas de textos de muita repercussão, como “Nem marido, nem namorado”, “O marido como capital”, “Novas velhas”, “Sozinhas”, entre tantos outros. No entanto, a coluna de maior sucesso foi a que intitulei “Movimento das Coroas Poderosas”. Recebi inúmeras mensagens apoiando entusiasticamente a proposta.

Para comemorar dois anos de um intenso e prazeroso diálogo com meus leitores e leitoras, decidi publicar o “Manifesto das Coroas Poderosas”. Aquelas que quiserem aderir ao movimento (ou sugerir ideias) podem escrever.

Os asteriscos finais são uma homenagem à histórica entrevista de Leila Diniz a “O Pasquim”, em 1969. Leila é a musa que inspirou a criação do “Movimento das Coroas Poderosas” e de todos os textos aqui publicados. Ela morreu, aos 27 anos, em um acidente aéreo, em 14 de junho de 1972. Aí vai o manifesto:

“A coroa poderosa não se preocupa com rugas, celulites, quilos a mais. Ela está se divertindo com tudo o que conquistou com a maturidade: liberdade, segurança, charme, sucesso, reconhecimento, respeito, independência e muito mais.

Ela quer rir, conversar, sair, passear, dançar, viajar, estudar, cuidar da saúde, ter bem-estar e qualidade de vida, enfim, ‘ser ela mesma’ e não responder, desesperadamente, às expectativas dos outros. Quer exibir o corpo sem medo do olhar dos homens e das mulheres, sem vergonha das imperfeições e sem procurar a aprovação dos outros.

A coroa poderosa descobriu que a felicidade não está no corpo perfeito, na família perfeita, no trabalho perfeito, na vida perfeita, mas na possibilidade de ‘ser ela mesma’, exercendo seus desejos, explorando caminhos individuais e tendo a coragem de ser diferente. Ela sabe que não deve jamais se comparar a outras mulheres, porque cada uma é única e especial.

Portanto, como presidente, secretária, tesoureira e única militante do ‘Movimento das Coroas Poderosas’ (já que todas as amigas que chamei para participar do movimento se sentiram ofendidas) convoco todas as mulheres, de qualquer idade, que estão cansadas de sofrer com as pressões sociais, com a decadência do corpo e com a falta de homem (ou com as faltas dos seus homens) a se unirem ao nosso grito de guerra:

‘Coroas poderosas unidas jamais serão vencidas!’

‘F**-se as rugas, as celulites e os quilos a mais!'”

MIRIAN GOLDENBERG, antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, escritora, ativista.

 

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/

449 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail