Artigo

Martin Henkel traduz as descobertas da ciência do estilo de vida do Dr Emilio Moriguchi para o livro “A Trilha da Longevidade Brasileira”

O livro resume e explica os últimos 30 anos da mais longa pesquisa de coorte populacional em atividade sobre longevidade do Brasil e América Latina, com milhares de pessoas observadas, para entender os segredos de quem alcançou uma vida longa, plena, saudável e feliz.

 

Martin Henkel (esquerda), Emilio Moriguchi e João Senger (foto divulgação)

 

Com autoria de Martin Henkel, Dr. Emílio H. Moriguchi, Dr João Senger e colaboração de Neide Maria Bruscato, Dra. Berenice Maria Werle e Waleska Fochesatto, o livro “A Trilha da Longevidade Brasileira: os segredos de quem alcançou uma vida longa, plena, saudável e feliz”, retrata, simplifica e mostra o caminho para repetir os aprendizados de pesquisa que completa 30 anos em 2024 e conta com aspectos inéditos, com mais de mil pessoas, como a mais longa pesquisa do coorte populacional do Brasil e América Latina.

O estudo principal, o Projeto Veranópolis, com a coorte iniciada em 1994 pelo Dr Emílio Moriguchi continua ativo e foi a base de dezenas de artigos e estudos que ampliaram olhares a respeito das questões que impactam na qualidade de vida, saúde e por consequência longevidade. Nos anos iniciais do estudo os Idosos nonagenários e centenários eram acompanhados individualmente no seu dia a dia. Da hora que acordavam até a hora de dormir. Como observadores e sem interferir, eram registrados o tempo de cada atividade, nível de esforço, alimentos nas refeições e coletas de amostras deles para análises bromatológicas, tipos de interações sociais, com quem aconteciam, tempo de sono, amostras de sangue foram e ainda são analisadas, tudo. Tudo mesmo foi registrado, estimado, pesado meticulosamente observado. Os pontos em comum entre os longevos mais saudáveis, ativos e felizes levantaram hipóteses de que seriam comportamentos do estilo de vida que geravam benefícios na qualidade de vida. Nos idosos mais debilitados e frágeis, vários aspectos não estavam presentes. Foi uma das maneiras de consistir que um determinado modo de vida era benéfico à qualidade de vida e por consequência, longevidade.

Traduzir este material da linguagem médico-científica e técnica para o público leigo foi a responsabilidade de Martin Henkel, que não é médico e sim um especialista em marketing e estratégia para o mercado 60+ e por conta disto recebeu esta importante tarefa. Encontrar a forma, as palavras e a linguagem escrita e visual para explicar 30 anos de ciência médica contou com muitas trocas entre ele e o Dr Emilio Moriguchi, autor do estudo de três décadas. Forma muitas conversas, muita exploração e leitura dos estudos e trocas de visões até chegarem ao modelo e desenho da Trilha que, por ser o que é, uma trilha, precisa ser explorada de baixo para cima. Com esforço, determinação, disciplina, resiliência, compreensão, empatia, respeito e amor. Exatamente como foram e ainda são as vidas dos longevos estudados, pontua Henkel.

Este projeto é dez anos anterior a descoberta das blue zones e acontece aqui no Brasil com hábitos, alimentos, frutas, sementes, clima, relevo e realidades locais. O Brasil é imenso e tem em cada região seus alimentos similares aos de outra. É uma trilha de estilo de vida que pode ser seguida e repetida por qualquer um em qualquer lugar, destaca Henkel.

Para tornar este projeto ainda mais especial e singular, o Prefácio é escrito pelo Professor Dr Yukio Moriguchi, considerado o pai da Geriatria no Brasil e o precursor da Geriatria Preventiva no País. O livro e principalmente seus conceitos não poderiam ter uma honra maior.

 

Serviço para adquirir o livro:

www.livro.vc

Em breve na versão digital na Amazon

160 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail