Artigo

Ministério da Longevidade: “Metade das crianças que nascem agora vão passar a barreira dos 100 anos” e a sociedade tem de preparar-se

Mais um excelente iniciativa do semanário Expresso: Ministérios Sombra.

Destacamos o Ministério da Longevidade 

No Ministério da Longevidade, a demógrafa Maria João Rosa e a médica especialista em geriatria Sofia Duque falam do que é ser velho e das respostas que é preciso ter para uma sociedade que vai viver melhor durante mais tempo.

Afrase é da demógrafa e investigadora Maria João Valente Rosa e encerra em si não só o espanto, mas a mudança que será necessário operar numa sociedade construída e organizada em função de uma pirâmide demográfica que já não existe e que vai mudar ainda mais.

Vai haver mais pessoas a viver mais tempo e com mais tempo de vida saudável. A mudança está à vista de todos. Uma pessoa de 65 anos hoje não é, em termos de saúde e de expectativa de vida, saudável, igual ao que era há 30, 40, 50 anos, quando tantas e tantas regras que definem a vida em sociedade foram definidas.

Faz então sentido falarmos de velhos, ou, pior, de idosos, aos 65? A médica Sofia Duque desconstrói esta ideia de que todos são iguais e que chegados aos 65 todos precisam de prioridade nas filas do supermercado, ou, pior, que todos devem deixar de trabalhar.

“A reforma muitas vezes faz mal à saúde”, vaticina Sofia Duque, para explicar que é pouco tempo após deixarem as suas profissões que os pacientes lhe entram pelo consultório a pedir comprimidos para dormir, com ansiedade, depressão, etc.

Quer isto dizer que devemos trabalhar até aos 80? Não é assim tão simples.

Acompanhe no site do EXPRESSO, clique aqui… 

 

318 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail