Envelhecimento fisiológico atinge picos em momentos distintos do ciclo de vida humano
Mudanças em três pontos diferentes do ciclo de vida
Para o estudo, os cientistas coletaram amostras do plasma sanguíneo de mais de 4 mil pessoas entre 18 e 95 anos com o objetivo de avaliar seus níveis de proteína. Os resultados indicaram que o que o envelhecimento fisiológico parece traçar uma trajetória mais irregular, com três pontos de inflexão distintos no ciclo de vida humano. Esses pontos, que ocorrem em média nas idades de 34, 60 e 78 anos, destacam-se como momentos distintos em que o número de diferentes proteínas transportadas pelo sangue atingem um determinado pico.
A análise também demonstrou que homens e mulheres envelheceriam de forma diferente, já que, das 1379 proteínas que mudavam com a idade, 895 foram mais previsíveis em um sexo comparado com o outro. No entanto, os cientistas afirmaram que essas estimativas não têm ainda uma base sólida, e por isso será necessário realizar mais testes.
Segundo os cientistas, a descoberta pode trazer novas informações sobre como os corpos se decompõem ao longo do tempo, além de ajudar no tratamento de algumas enfermidades, como o Alzheimer ou as doenças cardiovasculares. Com a pesquisa, também abre-se a possibilidade de prever efetivamente a idade das pessoas utilizando os níveis de proteína no sangue.
Comentários recentes