Artigo

NÃO ESTÁ NA HORA DE BRINCAR COM UMA BARBIE MADURA?

Texto de José Carreira
Que menina nunca brincou com uma Barbie? Você já teve uma preferida? Ainda tem alguma em sua casa?
Talvez ainda seja a boneca mais famosa e desejada por milhões de crianças que as colecionam com muita dedicação e carinho.
Durante muitos anos, representou uma espécie de ideal de beleza, bem distante da vida real, algo dificilmente alcançável pela esmagadora maioria das meninas e das mulheres.
O mesmo sonho é vendido pelas modelos, nas passarelas do Brasil ou de Portugal. A “gordofobia” e a “velhofobia”, como diz @miriangoldenberg, têm suas causas bem entranhadas na sociedade e começa desde tenra idade. Muitas crianças são vítimas de bullying: “65% das crianças com obesidade em Portugal sofrem de bullying escolar”.
A primeira Barbie com aparelhos auditivos estará à venda a partir de junho de 2022, uma iniciativa que merece nosso aplauso, no caminho da diversidade e inclusão depois da Barbie numa cadeira de rodas e uma boneca morena com uma prótese na perna…
A fabricante das bonecas fez 63 anos, mas a Barbie não envelhece, continua jovem, numa espécie de protótipo da eterna juventude…
É verdade que já temos alguma diversidade, mas não deve haver também uma Barbie que represente a Bela Velhice?
A antropóloga @miriangoldenberg tem repetido como um mantra que a criança e a jovem de hoje serão as velhas de amanhã. Não está na hora de termos uma representação mais bela e positiva sobre a nossa própria velhice? Até quando a velhice será representada com imagens tão negativas e preconceituosas? Vamos construir uma bela velhice para nossos filhos e filhas, netos e netas, e para nós mesmos?
Estamos juntos na #RevoluçãoDaBelaVelhice?
O que você acha que podemos fazer concretamente, no nosso dia a dia, para mostrar a importância da representatividade e da intergeracionalidade para alcançar a diversidade e a inclusão?
Vamos lutar, juntos, contra a #velhofobia?
Vamos lutar, juntos, contra a #gordofobia?
Eu e @miriangoldenberg, no nosso projeto A REVOLUÇÃO DA BELA VELHICE, queremos e precisamos muito da sua colaboração. Alguma ideia para o nosso movimento revolucionário?
Estamos junt@s?💕💕💕

125 views

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado.

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail