Artigo

O recreio dos ausentes

O escultor espanhol José Manuel Belmonte criou uma série de obras que intitulou “El Recreo de los Ausentes” com o objetivo de passar uma mensagem forte:

 “A demência é um mal que provoca a ausência das pessoas queridas, que as leva para o recreio da sua infância, recuperando a inocência e o reviver dos seus medos, uma realidade que afeta a sociedade como um todo.”

As oito esculturas de tamanho real são uma alegoria da doença de Alzheimer, em forma de escultura poética. O artista visa consciencializar a sociedade do dever que todos temos de cuidar dos nossos familiares mais velhos, tal como fomos por eles cuidados. Aborda o medo da morte; o receio da institucionalização a perda de memória; numa das esculturas, um homem vê-se ao espelho e já não se reconhece…

Em entrevista ao El Mundo, José Belmonte afirma:

“Quando somos idosos, voltamos a ser crianças. Chegam-nos as recordações desta etapa, em muitos casos através da doença de Alzheimer. Só nos resta a vida contemplativa. Inclusivamente, há momentos nos quais os nossos idosos já não estão connosco, estão presentes, mas passaram para um mundo melhor em que vivem.”

Para conhecer melhor a obra, siga o link:

https://pt.scribd.com/document/51985262/Belmonte-El-recreo-de-los-ausentes

20 views

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail