“Eu não quero assumir todas as roupas da maturidade”.
“Eu quero ser livre”.
O trabalho de ISADORA KOSOFSKY, foto-jornalista, fotógrafa documental e cineasta, The Three – Senior Love Triangle poderá ser visto, em Coimbra, num dos mais importantes encontros de fotografia documental da Península Ibérica, organizado pela Estação Imagem, entre 17 de Abril e 30 de Maio, no Edifício Chiado – Museu Municipal.
“Em The Three, Isadora Kosofsky integra-se nos ziguezagues de uma relação a três na terceira idade.”
(Sérgio Gomes, Ípsilon)
“O Triângulo Amoroso dos Três Idosos é um documentário fotográfico de longo curso que observa a vida de três pessoas na terceira idade envoltos num conflito amoroso. Vêem a sua ligação como um escudo que os protege da solidão do envelhecimento.”

“Embora a relação de Jeanie, Will e Adina tenha começado num centro de dia em Los Angeles, Califórnia, o mundo exterior é sentido como a sua casa. Para eles, o centro de dia faz pensar na solidão. Tentando encontrar conforto dentro de si mesmos, procuram uma fuga entre os três. Ao descrever o laço entre eles, Will diz-nos: ‘Vivemos fora da lei, mas não acima da lei. Não somos uns marginais’.”

“Através desta relação, Jean, Will e Adina desafiam as normas socioculturais projectadas sobre os mais velhos. Jeanie, reflectindo sobre a sua vida, confia-nos que ´Não desejo assumir todas as roupagens da maturidade.’ Jeanie procura empoderamento e clarifica: ‘Quero ser livre.’ Para estas pessoas, envelhecer é, paradoxalmente, uma forma de perda mas também de libertação.”

“Tentando encontrar consolo neles mesmos, procurando uma fuga entre eles. Quando faço parte da vida de Jeanie, Will e Adina, sinto que estou a participar numa actividade clandestina, nalguma coisa diferente. A cada dia procurámos uma nova “aventura”, um objectivo. Senti o conforto de fazer parte do grupo. Mas a excitação revelou tristeza. Também eu experimentei o distanciamento que podemos sentir enquanto parte de um grupo ou de um par. Senti a dor que se instalara debaixo da superfície do seu romantismo. Jeanie costumava dizer: ‘Partilhar o Will é um mal-estar constante. A relação entre um homem e uma mulher é algo privado. É um casal. Não é um trio.'” Isadora Kosofsky
Brevemente poderá adquirir o livro, editado pela Estação Imagem:
Veja o Teaser: