Artigo

O vocalista dos Sex Pistols que deixou o punk para cuidar da esposa com Alzheimer

A anarquia já é passado para o vocalista dos Sex Pistols. E o principal motivo é que ele agora se dedica a um objetivo que pouco tem a ver com a música ou com deixar as coisas à própria sorte: cuidar de sua esposa, doente de Alzheimer. Johnny Rotten e Nora Forster, que atualmente tem 78 anos, estão juntos há 45.

A sua máxima concentração está centrada em Nora, um trabalho em tempo integral causado pelo Alzheimer, doença que ele define como “um processo perverso, debilitante e lento, mas que vivemos juntos”.

“Ela não se esquece de mim. Esquece todo o resto, menos eu”.

É preciso enfrentar isto e deixar de lado a autopiedade. É algo que posso dizer com orgulho que os meus pais me incutiram desde cedo: ‘Não tenha pena de si mesmo, siga em frente’”.

“Meu Deus, se vocês sabem que o maldito Johnny Rotten pode fazer isso, qual é a sua desculpa?”.

 “Esta doença é uma grande incógnita”, explica o ex-líder dos Sex Pistols.

“Nora sempre se alimentou de forma saudável. Isso deve ser genético, mas estou aberto a qualquer ideia.”

“Viajar de avião a assusta, e ela se desorienta nos hotéis. Precisa saber que as coisas são suas: sua cadeira, seu ursinho de pelúcia… Gostamos de assistir a comédias e às notícias juntos. Sei que ela vai piorar e que isso se transformará em algo terrível, mas estamos enfrentando com dignidade. Seria bastante fácil fugir disso e dizer: ‘Não é minha responsabilidade’. Mas sou John e, quando eu me comprometo, é para sempre e mantenho o compromisso. Estou muito orgulhoso de fazer o melhor que posso para ela. Estamos juntos há 45 anos. Não vamos mudar nada. Somos um casal, nos amamos, nos adoramos.”

“Como cuidador em tempo integral, você pode se tornar bastante suicida. Terei momentos extremamente tristes e ao mesmo tempo cheios de raiva. Mas as coisas são como são, e você tem que aceitar. E, infelizmente, devo dizer que você quase desfruta isso pela experiência. Mantenha-se mentalmente intacto e esteja orgulhoso do que está fazendo. A vida deve continuar; você deve lutar pela vida até o final mais amargo.”

Leia o artigo completo, um excelente trabalho de MAITE NIETO, clicando aqui…

 

FOTO DE CAPA:

Johnny Rotten, da banda Sex Pistols, em Nova York em outubro de 2000.BILL TOMPKINS / GETTY

141 views

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail