Artigo

OS IDOSOS PODEM SER UM ATIVO MUITO IMPORTANTE

Em entrevista ao Expresso, a Presidente da Associação Portuguesa de Demografia, Maria Filomena Mendes, deixou ideias interessantes que trnscrevemos:

“Temos de ser disruptivos e encontrar modelos que respondam à nossa realidade. Senão, o efeito sobre a Segurança Social é brutal. Mas tudo depende da nossa produtividade. Se formos menos mas mais produtivos e se houver ganhos muito significativos graças ao desenvolvimento tecnológico, talvez consigamos manter o mesmo modelo.”

 

“Se entramos no mercado de trabalho mais tarde, também teremos de sair mais tarde. Provavelmente não teremos a mesma profissão do longo da vida. Pode haver uma transformação para continuarmos a trabalhar em idades mais avançadas em part-time ou numa atividade menos exigente. Um funcionário público quando chega aos 70 anos é obrigado a retirar-se, mas as capacidades que tem hoje uma pessoa com 70 anos não têm nada que ver com as que tinha quando a lei foi feita, o que significa que esta lei está desajustada. Os idosos podem ser um ativo extremamente importante.”

 

46 views

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail