Artigo

‘Os Maiores’

‘Os Maiores’ é um projecto destinado à população mais velha da Freguesia de São Pedro. O foco é a promoção do envelhecimento saudável, suportado por um conjunto de projectos interactivos que vão da cidadania à cultura, da música à literatura, património e passeios. O encontro com ‘Os Maiores’ da Freguesia está marcado para a última semana de Outubro e tem duas sessões por semana.

O combate à solidão e a melhoria da qualidade de vida da população mais velha da Freguesia de São Pedro é um compromisso que o executivo autárquico assume como prioritário para conferir dignidade a quem já deu muito de si à Freguesia e ao Funchal.

Consciente de que o envelhecimento da população carece de políticas “sérias e responsáveis para que as respostas a esta faixa da população sejam as mais adequadas e consentâneas com as suas necessidades mais elementares”, a Junta de Freguesia de São Pedro implementa a partir da última semana de Outubro o projecto ‘Os Maiores’.

O projecto consagra actividades de promoção do envelhecimento saudável através da cidadania, cultura, património, jogos e passeios, mas também as áreas da psicologia, do desenvolvimento pessoal e bem-estar social.

O presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, Manuel Filipe, diz que é “dever do poder autárquico desenvolver políticas sociais abrangentes, que fomentem o respeito intergeracional, por forma a que os mais novos considerem os mais velhos com respeito e dignidade”.

O projecto ‘Os Maiores’ da Freguesia de São Pedro foi um compromisso da candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’., que venceu as eleições de Setembro de 2021. O enfoque desta iniciativa social é na economia da longevidade e na promoção das condições de vida dos mais velhos.

Nos últimos quatro anos, na vigência do anterior executivo, a população idosa da Freguesia de São Pedro não beneficiou de qualquer projecto de promoção do envelhecimento activo.

679 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail