Artigo

Papa Francisco, estamos junt@s!

Papa Francisco, estamos junt@s!

Ufa, não estou sozinho nesta saga, @miriangoldenberg diz que já escutou muitas vezes: “Mirian, para de escrever sobre velhos, é muito deprimente e triste”. O tema não é pop, numa comunidade que cultiva a juventude e descarta os mais velhos.
Amig@s dizem-me, com frequência, “só falas e escreves sobre velhinhos. Estás a ficar velho.” Fundei e dirijo a revista Envelhecer. É comum ouvir: “A revista está interessante, tem qualidade, mas o título não vende”; “Ninguém quer ouvir falar de envelhecimento.”; “já pensaste em mudar o título para algo mais cool, mais light?”
O Papa Francisco criticou o que chamou de “eutanásia disfarçada” contra os idosos, ao referir que, por vezes, recebem metade dos medicamentos de que precisam “porque são caros” e que “os idosos também são tratados como lixo, porque não são necessários.”
Papa Francisco, como escreveu Mirian @miriangoldenberg , na Folha de São Paulo, convoca-nos para a ação que deve traduzir-se numa verdadeira Revolução da Bela Velhice. Nós dizemos sim à sua chamada!
Velhice não é doença! Portugal e Brasil, através da força da sociedade civil, estiveram muito implicados e contribuíram para que a OMS voltasse atrás com a decisão de incluir a velhice na Classificação Internacional de Doenças. “Uma vida longa é uma bênção.”
A aposta deve ser em dar vida aos anos, ao invés de continuarmos a investir no mito da eterna juventude e até da imortalidade. Os bilionários recrutam os melhores cientistas e correm na mesma pista para “driblar a morte”. Viveremos num futuro em que os bilionários conquistam a imortalidade, enquanto o cidadão comum sofre para ter o mínimo necessário para envelhecer com autonomia e dignidade?

Estamos junt@s? Viva a Revolução da Bela Velhice
Queremos muito escutar suas ideias e propostas para unir Brasil e Portugal na luta por uma vida mais digna, livre e feliz para todos nós: os velhos de hoje e os velhos de amanhã.
Velho é lindo, como sempre grita @miriangoldenberg é o Papa Francisco também está na mesma luta.
Vamos gritar todos juntos?

VELHO É LINDO! VELHA É LINDA! Viva a bela velhice!

Texto de José Carreira @jagcarreira

102 views

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado.

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail