Artigo

PROJETO 4IE ESTUDA NOVOS MODELOS DE CUIDADOS PARA IDOSOS NO ALENTEJO E NA EXTREMADURA

EP. 974 MANUEL LOPES – PROJETO 4IE ESTUDA NOVOS MODELOS DE CUIDADOS PARA IDOSOS NO ALENTEJO E NA EXTREMADURA

Este projeto está a estudar novos modelos de cuidados com recurso a tecnologia avançada para idosos que habitem em zonas remotas do Alentejo e da Extremadura espanhola.​


Manuel Lopes, coordenador do pólo de Évora do Comprehensive Health Research Centre (CHRC) e professor na Universidade de Évora (), participa no projeto 4IE – Instituto Internacional de Investigação e Inovação do Envelhecimento, uma plataforma transfronteiriça que envolve investigadores de Portugal e de Espanha com o objetivo de desenvolver modelos de cuidados adequados à população idosa.

Esta iniciativa está a estudar em particular as populações idosas do Alentejo e da Extremadura espanhola. O objetivo é usar o conhecimento obtido junto destas populações para desenhar modelos de cuidados adequados ao contexto em que estas pessoas vivem, assim como nova tecnologia capaz de auxiliar os idosos no controlo da sua saúde.

Um dos modelos que se encontra atualmente numa fase mais avançada de desenvolvimento é um assistente pessoal que pode ser programado para lembrar e auxiliar o idoso em atividades terapêuticas como a toma de medicamentos, ou a realização de exercícios físicos e cognitivos.

Este assistente tem a particularidade de conseguir funcionar sem necessitar de ter acesso à internet ou a uma rede móvel. Muitos dos idosos que habitam nestas regiões vivem em locais remotos com pouco ou nenhum acesso de rede. Neste sentido, os investigadores deste projeto procuraram desenvolver tecnologia que pudesse funcionar corretamente sem estar dependente da rede.

“Este assistente é programado para lembrar a pessoa que tem um conjunto de atividades terapêuticas que tem que desenvolver ao longo do dia. Pode ser tomar um comprimido, ingerir líquidos, ou andar um pouco, tudo isto através de uma programação que previamente foi estabelecida”, conta.

Esta tecnologia é programada sempre com respeito aos modelos de cuidados desenhados no âmbito deste projeto de forma a garantir uma intervenção o mais adequada possível às necessidades de cada pessoa.

O projeto 4IE é financiado no âmbito do programa europeu Interreg Portugal e Espanha.

 

 

116 views

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail