Os cabelos brancos estão na tendência das mulheres livres da pós-modernidade e cada vez mais mulheres optam por deixar de pintar as madeixas para assumir uma cabeleira prateada, livrando-se da escravidão das convenções estéticas baseadas no culto à eterna juventude. Mas, por favor, mulheres, não quebrem um paradigma e construa outro, do tipo: ah, mas cabelo branco só combina com quem é estilosa; para ficar com o cabelo branco tem abusar dos acessórios e da maquiagem… Nada disso, a moda genuína é aquela que te liberta. Que faz com que você se sinta à vontade, confortável e, dane-se, o que pensa os demais. Só você sabe quantos cingidos há nos seus vestidos, quantos calos há nos seus pés.
Liberte-se, mulher! Se você precisa passar horas num salão, horas sob o sol, horas na academia para receber atenção do seu objeto de desejo, se só assim ele demonstra interesse por você, ora, que tortura!, livre-se dessa criatura, sabendo de antemão que o que mais importa nesta vida é sentir-se em paz consigo mesma. Como escreveu Florbela Espanca: Não há homem, por melhor que seja, que valha um fanatismo.
Abaixo algumas famosas que optaram pela revolução grisalha:
A tendência de assumir o cabelo branco chegou à Europa vinda dos Estados Unidos e se popularizou há alguns anos: mulheres de 30, 40, ou mais anos, expressaram em sites como “Revolution Gray” (Revolução Grisalha) o fato de estarem fartas de se submeter a pinturas regulares e sofrer com os produtos químicos.
Escritora e jornalista especializada em moda, Sophie Fontanel decidiu há dois anos dar adeus à tintura e deixar seu cabelo ficar naturalmente branco. Para ela, trata-se, antes de mais nada, de uma questão estética. Ela reivindica o lado militante de sua opção e, por isso, resolveu converter a própria experiência em algo interativo, ao postar regularmente fotos dos vários estágios de crescimento de seus cabelos brancos.
“Sabia que geraria interesse, mas não a tal ponto! Recebo uma grande quantidade de mensagens em privado que me dizem: ‘olha, também fiz isso’. E me dou conta de que inspirei muitas outras mulheres”, comemora.
Os cabelos brancos estão na moda e cada vez mais mulheres optam por deixar de pintar as madeixas para assumir uma cabeleira prateada, livrando-se da escravidão das convenções estéticas baseadas no culto à eterna juventude.
Na moda, alguns nomes abriram caminho. A americana Kristen McMenamy, modelo dos anos 1990 conhecida por seu estilo andrógino, resolveu assumir os cabelos grisalhos aos 40 anos. Também conquistou estrelas como Lady Gaga e Rihanna, que pintaram seus cabelos com esse tom.
“Para as mulheres, os cabelos brancos sempre foram malvistos do ponto de vista estético, já que eram exclusivamente associados à decadência física. Junto com o prolongamento da expectativa de vida e com a afirmação progressiva das mulheres em todas as profissões e nos meios de comunicação, as coisas mudaram: um sinal de envelhecimento se converte em uma opção estética como outra qualquer”, comenta o sociólogo Frédéric Godart.
E a pressão social continua sendo muito forte: a escritora Tatiana de Rosnay contou à Paris Match, em 2016, que foi vítima de deboches quando deixou de pintar o cabelo.
E você, deixa/deixaria as pinturas de lado para assumir os fios brancos?
Comentários recentes