Artigo

O SEGREDO DA BISAVÓ COCO

Coco, o novo da Disney Pixar é uma animação inspirada na cultura popular mexicana do Dia dos Mortos. Coco, realizada por Lee Unkrich, Adrian Molina, é uma animação musical cheia de música e de cor, uma história sobre as tradições de família, o Dia dos Mortos, no México.

A Mamã Coco, é a amada bisavó de Miguel e cuja memória se está a deteriorar lentamente devido à velhice. Apesar da sua avançada idade e fragilidade é com ela que Miguel partilha todas as suas aventuras.

Aviso: qualquer pessoa com pais ou avós mais velhos vai sair de lá literalmente lavado em lágrimas.

A cultura mexicana está profundamente enraizada nas tradições familiares que vão muito além da unidade familiar imediata, e este filme é um óptimo reminder de que devemos valorizar a nossa família quer no dia a dia, quer à distância, ou mesmo depois de uma discussão. A família não se escolhe, nascemos com ela. Nem toda a gente se identifica com a sua família, mas a mensagem a reter é que família é família e irá sempre amar-nos incondicionalmente. Este filme transmite valores importantes sobre o respeito aos nossos ancestrais e acredito que, depois de o verem, as crianças comecem a questionar mais sobre a sua árvore genológica.

FONTE: http://uptokids.pt

 

A personagem da avó de Miguel foi inspirada em Pueblito Guzmán que tem 88 anos e é de Queretaro (México).

É mãe de 10 filhos e avós de muitos netos e combina exemplarmente duas características, tal como a avó de Miguel, ser lutadora e amorosa.

Destacamos, neste filme, a sensibilidade com que é abordada a morte e a dignidade associada à velhice.  

 

409 views

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail