Trabalhar pra quem? é também a pergunta que os 50+ estão se fazendo, mas por razões bem distintas. Já tiveram emprego, salário, chefe, responsabilidades, mas ficaram sabendo que vão viver mais e a conta não vai fechar. Poupança pífia, aposentadoria idem, o jeito é voltar a trabalhar, mas não tem vaga.
Tá velho demais e o salário é fora do padrão. O quê fazer?
Minha conclusão é que só resta empreender, sozinho ou em grupo. Pesquisar, identificar uma atividade em potencial ou até mesmo encarar uma startup, mas sair da inércia, porque ela te puxa pra baixo e te sufoca. Aí vem a depressão, o stress e a vaca vai pro brejo de vez. Antes que isso aconteça, pense em trabalhar pra si mesmo. Como? Se é um advogado monte um app de consultoria em contratos porque ninguém lê as malditas letrinhas. Se é um engenheiro mecânico assessore quem quer comprar um carro, mas não sabe qual modelo oferece melhor custo x benefício.
Se é um arquiteto ofereça plantas digitais e soluções econômicas, afinal a grana está curta pra todo mundo. Se foi gerente de banco ensine os aposentados a fugir do consignado. Se é engenheiro eletrônico oriente quem quer um celular ou notebook a não gastar mais do que o necessário. Se é bom de cozinha monte um delivery ou um restaurante gourmet com os amigos. Se gosta de vinhos monte uma adega digital de pequenas vinícolas de biodinâmicos. Se tem uma casa grande demais monte um hostel ou um AirbnB. E têm outras opções: franquias pra todos os bolsos e gostos. Junte os amigos e monte uma. Troque as dúvidas e dívidas por investimentos no seu próprio negócio. Empreender ficou mais fácil. Não importa se é muito ou pouco dinheiro que tens pra investir.
Você cuidou da família por décadas e certamente saberá cuidar de um produto ou serviço, mesmo que não seja a sua praia. O que não souber, aprende. Tem sempre um filho, um neto ou um sobrinho que entende do digital e pode te ajudar com o app e com o site, até você dominar a encrenca. O medo e a imobilidade só trazem frustração e contaminam a autoestima. Não se ressinta daquela ajuda que nunca chega. Muita gente enfrenta a mesma barra: Trabalhar pra quem? Então, mãos à obra!
Bora empreender! #Tamojunto!
*A série Trabalhar pra quem? ganhou o Prix Jeunesse Latinoamericano de 2018 na categoria série documental para público jovem.
Comentários recentes