Em entrevista à BBC NEWS, @miriangoldenberg afirmou:
“Ainda hoje, mulheres que não querem ter filhos são obrigadas a escutar que são egoístas ou questionadas se têm algum trauma psicológico. O mais curioso é que as próprias mulheres cobram de outras mulheres que elas sejam mães. Como se a maternidade fosse a única escolha legítima ou, ainda, a mais legítima de todas”.
@miriangoldenberg sabe do que está falando. Ela nunca teve filhos. E já escreveu até crônica sobre o assunto, Ter ou Não Ter Filhos: Eis a Questão, de 2017.
“Apesar da cobrança social e da pressão das amigas, decidi, desde muito jovem, que não teria”, diz o texto.
Ela conta que, no seu caso, não houve um momento em que decidiu não ser mãe. Ela simplesmente nunca teve esse desejo. “Nunca me senti cobrada. Nem pela minha família, nem pelos meus ex-maridos. Me senti cobrada, sim, pelas minhas amigas e por outras mulheres”.
No Brasil, 37% das mulheres em idade fértil (dos 15 aos 49 anos) não pensam em ter filhos em nenhum momento. E 81% não pensam em ter filhos pelo menos nos próximos cinco anos. Entre as entrevistadas, 56% estão em uma relação estável e 74% trabalham integral ou parcialmente.
Também em Portugal, as mulheres que decidem não ter filhos se sentem incompreendidas, numa sociedade que as “olha de lado”, com desconfiança, considerando-as egoístas. Quem as rodeia nutre e verbaliza a esperança de que mudem de opinião a qualquer momento. De acordo com o Inquérito à Fecundidade (2020), em Portugal mantém-se a tendência da redução do número de filhos. Em 2019, 42,2% das mulheres dos 18 aos 49 anos não tinham filhos. 55,1% das mulheres indicaram não tencionar ter ou ter mais filhos. Os principais motivos assinalados foram a vontade própria e o facto de a maternidade não fazer parte do seu projeto de vida.
A escolha de não ter filhos, apesar de cada vez mais frequente, não é totalmente legítima, as mulheres portuguesas e brasileiras que fazem essa escolha ainda são consideradas desviantes, sendo muito questionadas sobre as razões de optarem por algo fora do modelo tradicional.
Você acha que uma mulher pode ser feliz sem ter filhos?
Texto de José Carreira
Comentários recentes