Em 2017 produzi a série “Trabalhar pra quem?”, baseada na batalha dos jovens de Heliópolis, uma das maiores comunidades de São Paulo, em busca do primeiro emprego. Jogo duro. De um lado a necessidade e de outro o sonho. Sustento da família, o apoio à mãe porque o pai se mandou, o emprego que é uma merda e paga mal, tem de tudo um pouco. Ou melhor: tem de tudo um muito.
Mas no meio do tiroteio de problemas e carências também tem notícia boa. Muitos jovens se formam no ensino médio e superior, fazem carreiras, outros retornam ao trabalho social junto à comunidade para retribuir o apoio recebido, o sentimento de pertencimento é muito forte. Correr atrás do sonho é difícil, mas a moçada é porreta e vai à luta. Alguns chegam lá, outros não, mas a resiliência é duca!
Como sempre digo, o Não a gente já tem. O Sim dá mais trabalho. Vide o que o Edu Lyra está fazendo com o Gerando Falcões! Uma verdadeira revolução social na valorização das favelas, que está se convertendo num case global!
GERANDO FALCÕES
Somos um ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Nosso foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. Entregamos serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania em territórios de favela e executamos programas de transformação sistêmica de favelas, como o Favela 3D.
Comentários recentes