Artigo

Um ano a levar a dança a lares do Porto

Ver o envelhecimento de uma forma criativa, exprimindo-se através da dança contemporânea: é esta a proposta do projeto “Tsugi Porto”, que celebra um ano a levar aulas de dança a cerca de 90 idosos de vários lares da cidade portuguesa.

Rafael Alvarez, coreógrafo do projeto “Tsugi Porto”: “Tem esse objetivo principal de proporcionar, através da dança, momentos de bem-estar, de diálogo criativo e de intercâmbio, quebrando este ciclo de isolamento e de solidão.”

Passado um ano, o balanço é bastante positivo, como explica a responsável de um dos lares.

Sónia Lopes, diretora técnica do lar de Atães: “Permite-lhes sair um bocadinho daqui, viajar fora destas quatro paredes. […] Acho que os benefícios têm sido imensos. Além da mobilidade, os efeitos a nível emocional também têm sido muito evolutivos.”

As aulas de dança são seguidas por mulheres e homens entre os 60 e 101 anos, com doenças neurodegenerativas ou mobilidade reduzida, mas isso não os impede de apreciar e felicitar a experiência.

O projeto “Tsugi Porto” organizou em outubro, no Coliseu, um espetáculo centrado no envelhecimento criativo que levou ao palco bailarinos dos 18 aos mais de 80 anos.

FONTE: EURONEWS

99 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail