Artigo

Usar cartão de crédito nas férias: 5 vantagens

As férias são uma época destinada ao relaxamento e à exploração de novos lugares, embora não deva descurar a gestão cuidada das suas finanças pessoais.
Uma das formas mais convenientes de lidar com despesas inerentes a um período de férias consiste na utilização de um cartão de crédito.
Assim, passamos a apresentar-lhe cinco vantagens relativas ao usufruto destes cartões, cujo propósito é, particularmente em épocas de descanso, fornecer-lhe crédito para férias.

Segurança melhorada

Um dos principais benefícios por detrás da utilização de um cartão de crédito em período de férias está no incremento da segurança proporcionada sempre que efetua transações eletrónicas.

Transportar consigo grandes quantias em dinheiro é sempre arriscado, independentemente do seu destino de eleição.
Por outro lado, os mais recentes cartões de crédito dispõem de múltiplas funcionalidades de segurança, entre as quais está a tecnologia antifraude – se, porventura, perder o seu cartão ou se o mesmo lhe for furtado ou roubado, pode rapidamente proceder ao respetivo bloqueio, reduzindo, desta forma, potenciais riscos financeiros decorrentes de mão criminosa.
Além do mais, existem múltiplos cartões munidos de mecanismos de proteção contra transações não autorizadas, particularmente aplicáveis no período imediatamente após a denúncia de perda, furto ou roubo.

Acesso a descontos e prémios

São vários os cartões de crédito que se enquadram em programas de prémios e descontos, tais como tarifas de hotel e de aluguer de viaturas reduzidas, para além de muitos outros serviços prestados em contexto de férias ou turismo.
Há também cartões que oferecem programas de cashback ou que disponibilizam a acumulação de pontos que poderá descontar em despesas relacionadas com viagens e alojamento, proporcionando-lhe, assim, uma oportunidade de poupar dinheiro ou de desfrutar de regalias adicionais durante o seu período de férias.

Conveniência e facilidade de reservas online

Ao planear uma viagem, uma boa parte do processo de reservas (que inclui marcação de voos, hotéis, aluguer de viaturas, etc.) acontece online.
Ora, um cartão de crédito é essencial na concretização deste género de transações, uma vez que lhe proporciona um método de pagamento direto e amplamente aceite em praticamente todo o mundo.

Este sentido de conveniência é expansível a reservas de última hora ou efetuadas no próprio local, assim como a alterações inesperadas ao itinerário inicialmente definido, o que faz com que os cartões de crédito sejam, sem qualquer sombra de dúvida, uma ferramenta extremamente prática para planeamentos de férias dinâmicos.

Taxas de câmbio atrativas

A utilização de um cartão de crédito no estrangeiro poderá conduzir a taxas de câmbio muito mais favoráveis do que se estiver a considerar trocar de moeda ou, pior ainda, levantar dinheiro fora da Zona Euro.
Os fornecedores de cartões de crédito têm por hábito disponibilizar taxas competitivas, o que acaba por resultar em substanciais poupanças da sua parte sempre que efetuar uma transação internacional.
Tal é particularmente vantajoso para viajantes cujo itinerário compreende uma visita a múltiplos países cujas moedas divirjam, por oposição à supramencionada Zona Euro.

Flexibilidade de crédito e fundos de emergência

Os cartões de crédito dispõem de flexibilidade financeira que pode ser especialmente canalizada para eventuais emergências.

Sempre que uma despesa inesperada surgir, pode contar com o seu cartão de crédito para ter acesso imediato a fundos que não tinha pensado sequer em pôr de parte, algo que se revela surpreendentemente útil se se encontrar no estrangeiro, sem acesso a recursos dos quais poderia dispor se estivesse no seu país de origem.

Esta funcionalidade poderá vir a literalmente salvar-lhe a vida, caso incorra numa emergência de natureza clínica ou caso seja necessário efetuar alterações de última hora aos seus planos iniciais.

Para concluir

Apesar de todas estas vantagens proporcionadas pelos cartões de crédito, é absolutamente fundamental que saiba utilizá-los de forma regrada.
Informe-se sempre em relação a potenciais comissões ou taxas que venham a ser cobradas (especialmente em contexto de férias passadas no estrangeiro) e procure repor o plafond assim que puder, de modo a evitar pagar juros desnecessariamente.
Se souber utilizar os seus cartões de crédito de forma moderada e responsável, as suas férias serão indubitavelmente repletas de diversão, descanso e relaxamentos dos mais variados géneros, embora o mais importante seja o financeiro, claro está.

 

Fotografia: Gerado por IA

Fonte: Tiago Lameiras

363 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail