Maciço Antigo – Fotografias de Luís Preto

RECOMENDAMOS: 

Novo Talento FNAC Fotografia 2017, Vencedor 

Por entre os retalhos de relevo ou as faixas de rocha dura que a erosão isolou, permanece uma civilização dobrada sobre si que se depara com o iminente desmantelamento dos pilares que a sustentam.

Aproveitando as frágeis linhas de um presente desligado de uma ideia de futuro, esta série aborda a mutação do mundo rural português, numa lógica de observação dos processos que atuam sobre os sistemas de crenças, as espiritualidades e modos de vida.

 

O portfólio presente a concurso na edição 2017 Novo Talento FNAC Fotografia, tem a sua génese em 2016 sob a égide do grupo de pesquisa ci.clo, com orientação de Virgílio Ferreira e a pretensão de se vir a constituir como um documento fotográfico de longo termo.

Tem evoluído com base numa metodologia de carácter reflexivo e intimista, suportada por estadias prolongadas nos territórios que ligam o Minho a Trás-os-Montes.

Guiado pelos domínios arcaizantes de montanhas e planaltos, o autor explora as relações da geografia e da história na formação de uma trama espessa e indissolúvel, em que a persistência das condições naturais e a continuidade do esforço humano se revelam para a compreensão das gentes e dos lugares. 

Luís Preto

Também poderá estar interessado

Sem comentários adicionados

    Responder