“Envelhecimento e políticas de saúde”

Ciclo Pensar Portugal

Uma parceria frutuosa entre duas instituições para Pensar Portugal: debates ao final de tarde, com oradores de excelência e temas de indiscutível interesse.

Conferência e lançamento do livro “Envelhecimento e políticas de saúde”, de Teresa Rodrigues.

Dia 28 de Setembro, às 19h00, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 6)

A conferência contará com a presença da autora Teresa Rodrigues, Será apresentada por José Mendes Ribeiro e Rui Portugal e moderada por Margarida Vaqueiro Lopes (jornalista da Exame/Visão).

Inscrições gratuitas no Ponto de Informação, no Piso 0, do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

Que Portugal envelheceu, vivemos mais anos e nascem menos crianças, são dados que todos conhecemos bem.

Mas saberemos que somos o sexto país mais envelhecido do mundo, numa recessão populacional só igualável à da década de 1960? Com o Serviço Nacional de Saúde a arriscar o colapso e as pensões de reforma alvos constantes de incertezas, que políticas de saúde temos e de que políticas de saúde precisamos para assegurar o futuro desta nova era demográfica nacional?

Este ensaio faz uma radiografia ao actual estado de saúde do país, sob o prisma demográfico, social e político, recentrando o debate sobre o envelhecimento e dando respostas à questão essencial: se as projecções apontam para o agravamento do envelhecimento da população, como pode esse fenómeno traduzir-se em envelhecimento saudável em Portugal?

Biografia

Teresa Rodrigues é membro da direcção e coordenadora da linha de investigação «Prospectiva e Planeamento Estratégico» do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) da Universidade Nova de Lisboa.

Docente no Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, docente convidada na Nova Information Management School e responsável pelo seminário Demografia, Prospectiva e Planeamento do mestrado em Estatística para a Saúde no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, todos da Universidade Nova de Lisboa, foi investigadora do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade da Universidade do Porto, onde coordenou o grupo de População e Prospectiva e o projecto Ageing and health in Portugal: Politics and Practice (PTDC/CS-DEM/109967/2009), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

É coordenadora e co-autora dos livros Portugal 2031 Ageing and Health Policies: From demographic changes to political options (Lisboa: CEPESE/FCT, 2014) e Envelhecimento e Saúde: Prioridades políticas num Portugal em mudança (Lisboa: CEPESE/FCT, 2014).

FONTE

Também poderá estar interessado

Sem comentários adicionados

    Responder