Artigo

COMO ENVELHECEM OS PORTUGUESES

O episódio n.º 9 do programa “Aqui Entre Nós” a entrevistada é MARIA JOÃO GUARDADO MOREIRA  autora do livro Como Envelhecem os Portugueses, da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Somos um país cada vez mais grisalho. Temos menos filhos, vivemos mais anos, mas a terceira idade é ainda e muitas vezes sinónimo de doença e solidão. Onde está o país a falhar neste desafio? Como podemos responder melhor às necessidades dos mais velhos? Teremos uma resposta social certa para este fenómeno? As respostas da socióloga Maria João Guardado Moreira ao jornalista André Rodrigues. É a nona conversa de dez sobre “Os Portugueses”.

“Neste programa tentamos perceber como envelhecem afinal os portugueses. Somos um país cada vez mais grisalho. Temos menos filhos, vivemos mais anos, mas a terceira idade é ainda e muitas vezes sinónimo de doença e solidão. Onde está o país a falhar neste desafio? Como podemos responder melhor às necessidades dos mais velhos? Teremos uma resposta social certa para este fenómeno? As respostas da socióloga Maria João Guardado Moreira ao jornalista André Rodrigues a partir do livro da coleção Os Portugueses lançado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Aqui Entre Nós é uma parceria com a Renascença nos 10 anos da Pordata.”

 

Para conhecer as respostas da socióloga Maria João Guardado Moreira ao jornalista André Rodrigues, clique aqui…

SINOPSE 

Portugal é um país envelhecido: em 2019, 22% da população tinha 65 e mais anos e cerca de 7%, 80 anos e mais. Esta realidade resulta da modernização económica e social da sociedade portuguesa. Mas quem são, onde e como vivem os idosos portugueses? A sociedade está a ser capaz de responder aos desafios do envelhecimento? Estas são perguntas a que importa ir respondendo, no quadro de uma reflexão sobre os contextos de envelhecimento em Portugal.

108 views

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail