Artigo

Dia Nacional dos Aposentados

Cada pessoa é única e quando chega o momento da aposentadoria cada um encontrará seu próprio caminho e sua forma de encarar essa nova etapa da vida. Todo ser humano é passível de se ajustar a novos hábitos, ou seja, a aposentadoria não significa um ponto final, mas sim uma nova fase em que a pessoa poderá realizar outros objetivos. As pessoas podem se adaptar às mudanças, continuando ativas dentro do que é possível. Ao mesmo tempo que existem perdas, existem ganhos e isso faz com que a gente acredite que as pessoas possam continuar a viver com qualidade, mesmo depois de terem se aposentado.
No entanto, como se pode encarar o desafio da chegada da aposentadoria
Ter essa atitude é importante, pois na maioria das vezes, todos se preparam para ter a casa própria, garantir a faculdade dos filhos, adquirir o carro do sonho, a viagem inesquecível, acumular riqueza e patrimônio e nem sequer lembram de como será a hora de parar de trabalhar. Verificamos que quanto maior o envolvimento com a empresa e as pessoas do trabalho, maior será a dor do rompimento, uma dor que pode estar associada ao fim de uma relação, visto que todas as mudanças provocam uma sensação de perda, pois se perde o referencial.
O modo como o brasileiro encara a aposentadoria é um dos aspectos que precisam mudar para que a pessoa tenha uma vida plena. A qualidade de vida foi colocada em segundo plano: as pessoas estariam durante a vida ativa mais preocupadas com o sucesso profissional e financeiro do que com a própria qualidade de vida..

Os dois lados da aposentadoria
Já ouvimos falar sobre a aposentadoria como a melhor coisa que aconteceu na vida de uma pessoa, mas também já ouvimos alguém dizer que é o fim do mundo, que a pessoa se deprime e se sente inútil. O indivíduo pode experimentar uma forma de perda da identidade social, ou seja, aquela que estava associada ao status profissional, e que agora será identificado como aposentado. Daí a importância de um trabalho psicológico para auxiliar as pessoas a se aposentarem sem perderem a sua identidade. Pois continuam sendo elas mesmas, as pessoas que sempre foram, em sua família, com seus amigos.
O lado bom da aposentadoria poder curtir o tempo livre. Pessoas habituadas a terem suas atividades de lazer, a curtir outras atividades além do trabalho, outros amigos, frequentando grupos diferentes, sentem-se mais tranquilos neste momento da aposentadoria. Por praticarem um hobby, por exemplo, viajar, jogar futebol com os amigos, sair com os amigos para jogar conversa fora, etc. Aproveitar o tempo livre para fazer alguma atividade esportiva, caminhar, apreciar a natureza, ou um bom vinho, se sentem mais seguras na hora da aposentadoria, pois tem mil coisas para fazer no tempo livre. Muitas participam de grupos religiosos e com a aposentadoria podem dedicar-se mais tempo, desenvolvendo outros projetos comunitários.
Hoje, o trabalho voluntário é considerado uma forma de ajuda mútua, onde muitos aposentados, de ambos os sexos que o realizam, assessoram a outras pessoas ao mesmo tempo em que se sentem úteis e inseridos na sociedade. Sendo que esta troca também reflete na saúde e na qualidade de vida dos voluntários.
Há muitas atividades abertas ao público em parques, praias, espaços destinados ao desenvolvimento espiritual, como no caso da meditação e outras atividades com taxas mínimas de inscrição, em associações e ONG´s.
Como dicas para ter uma aposentadoria tranquila, podemos citar: Fazer parte de grupos de convivência e ter hábitos de relacionamentos; fazer novas amizades; estar aberto para novos aprendizados; criar projetos de vida; ter boa alimentação; praticar exercícios físicos; ter espiritualidade é bem importante, pois a pessoa passa a ter mais consciência da vida; ter bom relacionamento com a família; planejar-se financeiramente.
A aposentadoria, quando bem-planejada e bem-vivida, é um prêmio; e não um castigo. Um prêmio pelo tempo dedicado à profissão, aos benefícios que trouxe às empresas pelas quais passou, pelo que usufruiu e construiu durante esse período da vida. É um prêmio merecido para que, agora, sem tantas obrigações e deveres, possa realizar sonhos de todos os tamanhos e cores, que, antes, não teve tempo ou possibilidade.

Fabrício  Oliveira 

 

1208 views

Comments (2)

  1. Bom muito este site!
    Fizeram um ótimo trabalho.
    Parabéns!!!

    1. Muito obrigado.
      Bom fim de semana!

Comments are closed.

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail