“Combate Socioeducativo ao Isolamento da Pessoa Idosa & Contra a Solidão Sénior”

Numa sociedade onde a esperança de vida é cada vez mais elevada e o envelhecimento demográfico uma realidade, emergem novos desafios societais sendo que um dos mais evidentes é a necessidade de encontrar respostas para minorar a solidão em pessoas idosas. De acordo com Santos (2016), o aumento do risco de isolamento social está relacionado com a diminuição da rede de suporte social, informal e formal, decorrente de obstáculos espácio-temporais e fragilidades pessoais que dificultam a manutenção das relações. A este propósito, Viseu é o terceiro distrito do país com mais idosos a viver sozinhos, estando sinalizados 3776 casos (2018, GNR – Operação Censos Sénior).

O projeto “Combate Socioeducativo ao Isolamento da Pessoa Idosa & Contra a Solidão Sénior” foi um dos projetos vencedores do Orçamento participativo Jovem escolar 2017, do Município de Viseu. Da autoria de estudantes da área social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu bem como da área de gestão da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional de Viseu, o projeto está em execução no presente ano, ao abrigo de protocolo estabelecido entre as referidas Instituições e o Município, sendo por este acompanhado.

O seu objetivo central, no qual se enquadra o presente Seminário, é o de promover a reflexão sobre a realidade das pessoas idosas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, por estarem isoladas, potenciando sinergias locais, divulgando atividades de natureza socioeducativa e boas práticas de inclusão.

Deixe o seu comentário

You Might Also Like