Artigo

Governo japonês limita condução dos idosos

O site de notícias QUARTZ explica os motivos que levam o governo japonês a pedir as cartas de condução aos idosos.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra uma senhora idosa a conduzir em cima do passeio e faz eco das crescentes preocupações do governo japonês em relação a motoristas idosos no país que envelhece rapidamente. 

O número de acidentes de trânsito fatais está em declínio no Japão, mas o número de incidentes envolvendo motoristas idosos continua alto.

A polícia japonesa informou que  a taxa de acidentes fatais, atribuída a motoristas com mais de 75 anos, ficou em 7,7 por cada 100.000 portadores de licenças em 2017, mais do que o dobro dos condutores abaixo de 75.

Em maio, uma mulher de 90 anos foi presa depois de desrespeitar a luz vermelha do semáforo e atingir quatro peões, matando um. 

FOTO: https://qz.com/

O governo introduziu medidas para dissuadir os idosos de conduzir, como, por exemplo, pedir às pessoas para devolverem voluntariamente as suas cartas de condução.

O número aumentou consideravelmente no ano passado , depois de ter sido introduzido um novo teste cognitivo  para condutores acima dos 75 anos.

Este ano, mais de 60.000 pessoas com 75 anos ou mais, ao solicitarem a renovação da sua carta foram avaliadas como sendo possivelmente pessoas com demência.

16 views

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail