O site de notícias QUARTZ explica os motivos que levam o governo japonês a pedir as cartas de condução aos idosos.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra uma senhora idosa a conduzir em cima do passeio e faz eco das crescentes preocupações do governo japonês em relação a motoristas idosos no país que envelhece rapidamente.
O número de acidentes de trânsito fatais está em declínio no Japão, mas o número de incidentes envolvendo motoristas idosos continua alto.
A polícia japonesa informou que a taxa de acidentes fatais, atribuída a motoristas com mais de 75 anos, ficou em 7,7 por cada 100.000 portadores de licenças em 2017, mais do que o dobro dos condutores abaixo de 75.
Em maio, uma mulher de 90 anos foi presa depois de desrespeitar a luz vermelha do semáforo e atingir quatro peões, matando um.
O governo introduziu medidas para dissuadir os idosos de conduzir, como, por exemplo, pedir às pessoas para devolverem voluntariamente as suas cartas de condução.
O número aumentou consideravelmente no ano passado , depois de ter sido introduzido um novo teste cognitivo para condutores acima dos 75 anos.
Este ano, mais de 60.000 pessoas com 75 anos ou mais, ao solicitarem a renovação da sua carta foram avaliadas como sendo possivelmente pessoas com demência.